Visconde do Rio Branco, 18 de dezembro de 2017

1ª GINCANA DA RECICLAGEM MOBILIZOU ESTUDANTES DE VRB

1 de dezembro de 2017

INICIATIVA DA PREFEITURA ARRECADOU QUASE 10 TONELADAS DE EMBALAGENS LONGA VIDA

A 1ª Gincana Estudantil da Reciclagem de Visconde do Rio Branco chegou ao fim no último dia 30 de novembro, em evento realizado no Auditório Jotta Barroso. Com o objetivo de evitar o descarte incorreto de embalagens longa vida e promover o interesse de estudantes pelas questões ambientais, a iniciativa idealizada pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, contou com a adesão de 20 escolas das redes municipal, estadual e privada.

Desenvolvido em pouco mais de três meses, o projeto de educação ambiental recolheu quase 10 toneladas de embalagens que são produzidas com materiais de fontes renováveis, evitando que fossem destinadas ao Aterro Sanitário.  “A gincana foi muito além da nossa expectativa. A quantidade de caixinhas recolhidas durante esse trabalho foi bastante significativa. Conseguimos estimular os estudantes, que abraçaram a nossa ideia de colaborar com o meio ambiente. Durante o projeto, tivemos histórias de crianças que conscientizaram os vizinhos, mobilizaram as famílias e buscaram alternativas para arrecadarem as embalagens. Podemos afirmar com toda a certeza, que o saldo foi muito positivo”, ressaltou a Secretária de Educação, Mônica Aad.

ALUNOS E ESCOLAS RECEBEM PRÊMIOS POR ARRECADAÇÃO DE EMBALAGENS

Como forma de incentivo à gincana, a Secretaria de Educação buscou parcerias com empresas privadas para ofertar prêmios aos participantes. Os quatro alunos que mais arrecadaram embalagens foram presenteados com bicicletas. Já as escolas que ficaram nos três primeiros lugares na classificação geral da arrecadação, também foram premiadas por motivarem os estudantes.  “Achei bem legal a gincana, pude aprender sobre reciclagem e a importância de não jogar caixinhas de suco e de leite no meio ambiente. Fiquei muito feliz com o prêmio, não esperava ganhar”, contou o aluno da Escola Rafaela Meniccuci, Gabriel Antônio Moreira, de 12 anos, que ficou em primeiro lugar entre os estudantes que mais juntaram as embalagens longa vida.

“MAIS IMPORTANTE QUE A QUANTIDADE ARRECADADA, É A CONSCIENTIZAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS”, AFIRMOU O PREFEITO

“Essa gincana vai de encontro ao nosso planejamento,  que é o de ter uma cidade mais sustentável. Através dela, buscamos mostrar aos estudantes que com pequenos gestos no dia-a-dia, conseguimos contribuir para vivermos em um mundo melhor e mais saudável. Em poucos meses de trabalho, evitamos que um volume muito grande de resíduos fosse para o nosso aterro sanitário. Mas, mais importante que a quantidade de caixinhas arrecadadas, é a conscientização das nossas crianças acerca das questões ambientais. Felizmente, conseguimos alcançar esse nosso objetivo”, afirmou.

2 de dezembro de 2017 - 09:30

Data da Última Modificação: 2 de dezembro de 2017 - 09:30