Visconde do Rio Branco, 20 de novembro de 2019

1º SEMINÁRIO REGIONAL DE AUTISMO TRAZ APERFEIÇOAMENTO INÉDITO PARA VRB

31 de agosto de 2017

PREFEITURA REALIZA, EM PARCERIA COM O TEAmo, EVENTO QUE TROUXE PALESTRAS DE ESPECIALISTAS GRATUITAMENTE

Entre os dias 18 e 19 de agosto aconteceu o 1º Seminário Regional de Autismo, realizado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco e o grupo de apoio aos autistas TEAmo. O evento, sediado no salão Jotta Barroso do Senai, trouxe especialistas de várias áreas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de pessoas autistas, trazendo pela primeira vez à VRB o aperfeiçoamento para professores, profissionais de saúde, pais e mães, sendo aberto e gratuito para toda população.

 

A iniciativa do Seminário partiu do grupo TEAmo, que utiliza a sigla de Transtorno do Espectro Autista no nome e é pioneiro na região a abordar a temática.  “A primeira Prefeitura que abriu as portas para nós foi a de Visconde do Rio Branco, nos dando apoio total para trazermos palestrantes, além do local e estrutura. Pretendemos expandir o seminário para a região, a cada ano realizar em uma cidade, atingindo maior número de pessoas. Consideramos que o primeiro teve um grande sucesso, ainda mais destacado pelo fato de abrirmos inscrições online por apenas 24 horas e conseguirmos 200 participantes”, contou Mariana Dourado, integrante do TEAmo.

O autismo foi abordado de forma dinâmica e inovadora, mudando os paradigmas na forma de apresentação do tema. “Esse assunto ainda é pouco divulgado, temos acesso a poucas informações, e o seminário vir ao encontro de nós, profissionais de VRB, foi uma oportunidade excelente. Temos alunos autistas onde trabalho e nossa preocupação é nos aperfeiçoar para que eles tenham melhor qualidade de ensino e socialização”, contou a professora Uélita Medeiros. “Temos a inclusão como um valor na nossa Rede de Educação Municipal e, ao realizar este seminário, ampliamos esta oportunidade para todos. Queremos uma cidade melhor para se viver, incluindo todas as pessoas, pois ser diferente é normal”, disse o Prefeito Iran.

SEMINÁRIO TRAZ PALESTRANTES DE MINAS E DO RIO DE JANEIRO

A palestrante Valéria Monteiro, Coordenadora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de Ubá, trouxe toda a equipe para o evento. “Nosso psicólogo abordou o processo de aceitação da família; nossa assistente social sobre benefícios que amparam o autista; nossa equipe pedagógica mostrou estratégias e métodos que auxiliam o aluno para acompanhar o mesmo objetivo proposto para toda sala; enfim, mostramos todo nosso funcionamento, inclusive expondo materiais confeccionados por nossos alunos durante as aulas”, contou Valéria, também psicopedagoga do CAEE.

Confira as palestras ministradas:

“Intervenções didático-metodológicas aplicadas ao atendimento dos alunos com TEA no CAEE”
Valéria Monteiro – Coordenadora Geral do CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado/SME-Ubá

“Qualidade de vida das pessoas com TEA”
Dr. José de Alencar Ribeiro Neto – Psiquiatra da Infância e Adolescência – Ubá/MG.

“Características de linguagem e intervenção fonoaudiólogica no TEA”
Natália Barbosa Chagas Brescia de Moura – Fonoaudióloga – Equipe AutismoBH – Belo Horizonte/MG

“Plantando no presente para colher no futuro”
Karla Coelho e Luiza Coelho – Autoras do blog Estou Autista – Especialistas em Educação Especial – Uberlândia/MG.

“Atividades físicas como tratamento para autistas”
Daniel Carmo – Educador Físico – Especialista no atendimento às pessoas com TEA através do exercício – Rio de Janeiro/RJ

 

 



31 de agosto de 2017 - 13:55

Data da Última Modificação: 31 de agosto de 2017 - 13:55

Comments are closed.