Visconde do Rio Branco, 22 de fevereiro de 2020

200KG DE CARNES IMPRÓPRIAS PARA CONSUMO SÃO APREENDIDOS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

1 de agosto de 2017

AÇOUGUE TERÁ TEMPO PARA SE ADEQUAR E GARANTIR SAÚDE DE CONSUMIDORES

Cerca de 200kg de carnes impróprias para consumo humano foram apreendidas em um açougue localizado no bairro Coronel Joaquim Lopes, no dia 19 de julho. A operação conjunta realizada pela Vigilância Sanitária e a Fiscalização da Prefeitura de Visconde do Rio Branco flagrou carnes embaladas sem etiquetas de validade, falta de higiene, freezers enferrujados entre outros problemas. O material foi apreendido e descartado, e o proprietário tem 30 dias para adequar o estabelecimento às normas de Saúde.

Desde 2013, a Vigilância Sanitária tem realizado ações educativas, visitando comércios alimentícios, bem como promovendo reuniões para esclarecer dúvidas. “Temos dois veterinários que fazem a inspeção e o açougue em questão foi notificado três vezes. Neste ano, o Ministério Público pediu nossos relatórios e solicitaram medidas drásticas para que as normas sejam cumpridas, pois há risco real contra a saúde das pessoas ao ingerirem alimentos mau condicionados”, informou Jéssica Nascimento, Coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal.

As condições flagradas não garantiam a qualidade para o consumidor. “Fizemos a apreensão pensando na população, pois as condições eram muito precárias. Encontramos insetos nos freezers, carnes sem refrigeração, material de limpeza no local de manipulação dos alimentos, área do açougue muito aberta, até mesmo carne em contato com freezer já enferrujado. Nós percebemos que ele não iria atender as exigências e então optamos pela apreensão. Então, entregamos um auto de infração e outro de recolhimento da carne, o próximo passo será a interdição total, impedindo de trabalhar. Combinamos um prazo com o proprietário e se ele descumprir, perderá a licença de comercio de carnes”, completou Jéssica.

1 de agosto de 2017 - 14:40

Data da Última Modificação: 1 de agosto de 2017 - 14:40