Visconde do Rio Branco, 22 de setembro de 2019

215º JUNTA DE SERVIÇO MILITAR REALIZOU CERIMÔNIA DE JURAMENTO À BANDEIRA DE JOVENS RIO-BRANQUENSES

27 de agosto de 2019

EVENTO FOI PROMOVIDO EM PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO DOS EX ATIRADORES DE VRB

Na data em que foi comemorado o Dia do Soldado, no último domingo (25), a 215ª Junta do Serviço Militar promoveu, em parceria com a Associação de Ex Atiradores de Visconde do Rio Branco, a cerimônia de Juramento à Bandeira dos jovens que completam 18 anos em 2019. Durante o evento, ocorrido no Auditório Jotta Barroso, também aconteceu a entrega dos Certificados de Dispensa e Incorporação, documento que desobriga os rapazes a servirem o Exército Nacional, salvo em casos de convocações em caráter de emergência.

Para que a realização do ato solene possa se concretizar, a Prefeitura mantém um convênio com o órgão militar, disponibilizando um servidor municipal que fica a cargo do serviço de alistamento. “Pelo segundo ano consecutivo, tivemos o auxílio da Associação de Ex Atiradores de VRB, que nos ajuda a dar um cunho oficial à cerimônia. A grande novidade desta vez, foi a obrigatoriedade dos jovens estarem acompanhados de algum familiar ou amigo, que os apadrinharam durante o procedimento de juramento à bandeira. Agradecemos a todos que colaboraram com o evento, em especial à Rádio Cultura, que nos apoiou no trabalho de divulgação”, disse o Secretário da 215ª Junta do Serviço Militar, André Monteiro.

Ao todo, 182 jovens nascidos em 2001 foram alistados em VRB, no entanto, apenas 88 estiveram presentes na cerimônia. Aqueles que não compareceram ficarão impedidos de tirar passaporte, assumir cargos públicos, se matricular em faculdades, entre outras penalidades previstas no Regulamento do Serviço Militar. “Para nós é um prazer colaborar com a realização desta cerimônia. Inclusive, temos trabalhado através da Associação de Ex Atiradores para reativar a Tiro de Guerra, cujas atividades se encerraram em meados da década de 1980. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores e o Prefeito Iran já sinalizou que nos dará todo o suporte necessário para nos ajudar neste sentido. Solucionadas as pendências burocráticas, daremos mais um passo para atingirmos o nosso objetivo, que é contribuir para formação de valores éticos, morais e patrióticos dos jovens rio-branquenses”, relatou o Presidente de Associação de Ex Atiradores de Visconde do Rio Branco, Dalton Neves.

28 de agosto de 2019 - 20:29

Data da Última Modificação: 28 de agosto de 2019 - 20:29