Visconde do Rio Branco, 22 de agosto de 2019

PREFEITO IRAN VISTORIA OBRAS DA APAC

31 de janeiro de 2019

VISITA CONJUNTA COM FBAC, FÓRUM, MP E DEFENSORIA PÚBLICA, CONTRIBUI COM PARCERIAS PARA AGILIZAR PLANEJAMENTO

Com o objetivo de evitar a reincidência de crimes e proporcionar condições para que os detentos se recuperem e consequentemente consigam se reintegrar socialmente, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco trabalha em conjunto com o Poder Judiciário, Defensoria Pública e a sociedade civil, a fim de implantar a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) na cidade.O antigo local da Escola Albergue, desativada há mais de 10 anos, foi doado pela Prefeitura, permitindo a execução do projeto, e agora passa por reformas custeadas pelo Fórum para adequação do local ao Método da APAC. Em visita às futuras instalações, no dia 17, o Prefeito Iran vistoriou as obras juntamente com as entidades citadas e membros da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), que avalia as condições e autoriza a abertura das APACs no mundo inteiro.

Roberto Donizetti é Gerente de Metodologia da FBAC e conheceu todo o terreno e os prédios. “Estou muito entusiasmado com tudo o que vi aqui. Tenho viajado o Brasil inteiro, analisando locais para ser APAC, e aqui é uma estrutura muito boa e bonita. As reformas estão seguindo o método, o que é muito importante, porque o objetivo é sair pessoas daqui recuperadas para auxiliar à sociedade de Visconde do Rio Branco. Nosso método é reconhecido no mundo e temos todo cuidado para que cada unidade tenha muito sucesso”, relatou Donizetti. O Presidente da APAC de VRB, Dr. Marcial Vieira de Souza, também acompanhou a vistoria. “Toda semana compareço à obra e vejo que está desenvolvendo dentro do planejado. Os recursos financeiros são poucos, mas estão sendo investidos de forma eficaz, e espero que ainda em 2018 possamos inaugurar nossa unidade”, falou Dr. Marcial. Como convidados, estiveram na visita o Major Marco Antônio da Silva, Presidente APAC masculina de Conselheiro Lafaiete, e Claver Crisóstomo, vice-Presidente da APAC feminina da mesma cidade.

 PREFEITO IRAN DESTACA INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA PÚBLICA

 O envolvimento da sociedade, família e o trabalho são os pilares da metodologia da APAC, que tem 120 unidades espalhadas pelo Brasil e conseguem cerca de 80% de recuperação dos presos, em contraposição a média 15% registrada pelos presídios comuns. “Temos investido na Segurança Pública, mesmo não sendo nossa obrigação como Gestão Municipal. Fizemos convênio com a Polícia Militar e Civil para apoiar o atendimento para cidadãos, implantamos o Olho Vivo nas principais ruas do Centro e agora vamos ampliá-lo para os trevos, conseguimos viaturas para garantir as rondas e ações. Não podemos deixar de dar uma oportunidade para estas pessoas se recuperarem porque, mais tarde, vão voltar ao nosso convívio e precisam estar pacificados. Atualmente, temos na Prefeitura em torno de 30 detentos trabalhando nas ruas, e nunca teve nenhuma ocorrência de terem feito mal para a população. Só temos motivos para apoiar esta iniciativa do Tribunal de Justiça junto à comunidade”, afirmou o Prefeito Iran.



31 de janeiro de 2019 - 11:35

Data da Última Modificação: 31 de janeiro de 2019 - 11:35

Comments are closed.