Visconde do Rio Branco, 22 de fevereiro de 2020

AÇÃO DO “JANEIRO ROXO” NA PRAÇA 28 DE SETEMBRO PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HANSENÍASE

5 de fevereiro de 2020

EVENTO FOI O PONTO ALTO DA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL  DESENVOLVIDA PELA PREFEITURA ATRAVÉS DAS UNIDADES DE SAÚDE

A fim de promover uma conscientização e difundir informações acerca da hanseníase, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco aderiu à campanha mundial de combate a doença, denominada “Janeiro Roxo”. Ao longo do primeiro mês do ano, as equipes das 10 unidades de saúde da cidade desenvolveram uma programação especial voltada para chamar a atenção do público atendido quanto a importância do diagnóstico precoce, bem como as formas de tratamento e as medidas de prevenção contra a enfermidade. A mobilização em torno do assunto em destaque teve o seu auge no último sábado (01), na Praça 28 de Setembro, com a realização de um evento que, além de prestar orientações sobre a patologia, também ofertou a quem passou pelo local, procedimentos como exame de pele, aferição de pressão e glicemia capilar, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C.

A ação contou com profissionais de medicina, enfermagem e outras áreas da saúde. “Novamente estivemos na praça central de VRB, desenvolvendo um trabalho importante em prol dos rio-branquenses, agora chamando a atenção para a hanseníase. É uma doença ocasionada por bactéria, facilmente transmitida pelo ar e que, se não tratada corretamente, pode causar deformidades e muito mal aos pacientes que apresentam este quadro. Infelizmente temos registros desta enfermidade em nosso município e através do movimento “Janeiro Roxo”, concentramos esforços para fortalecer ainda mais a importância da prevenção e os cuidados que devem ser tomados em caso de diagnóstico. Aproveitamos este movimento para reafirmar a estrutura de excelência que as nossas unidades de saúde possuem para oferecer serviços de qualidade à população”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Thiago de Castro.

A moradora do bairro Antônio Soares, Maria da Conceição de Almeida, aprovou o evento ocorrido no principal cartão postal da cidade. “Achei muito bom. Saí de casa para ir à feira, dei uma volta na Praça e ao ver o movimento, fui até a barraca, onde recebi orientações sobre hanseníase e outras áreas da saúde e ainda aproveitei para conferir a pressão e fazer o teste de diabetes”, contou. Outra pessoa que passou pelo stand da saúde na Praça 28 de Setembro foi Márcia Aparecida Anastácio, residente na rua Santo Antônio. “Para mim está sendo maravilhoso, porque não tenho tempo de ir ao PSF e aqui, aproveitando a folga de sábado, pude obter informações importantes com o médico  e cuidar da minha saúde”, disse.

VRB CONTA COM GRUPO DE APOIO À HANSENÍASE

Em uma iniciativa pioneira na região, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco implantou, em setembro de 2019, o grupo de auto cuidado “De Mãos Dadas”, destinado a pacientes diagnosticados com hanseníase. “Nós, servidores da saúde, nos reunimos com pacientes em tratamento, os que já foram curados e os seus familiares. É um momento de descontração, para conversarmos sobre a hanseníase e os cuidados que precisam ser tomados ao longo da vida”, explicou a Enfermeira do Centro de Saúde Beira Rio, Gisele Andrade.

6 de fevereiro de 2020 - 09:19

Data da Última Modificação: 6 de fevereiro de 2020 - 09:19