Visconde do Rio Branco, 18 de julho de 2019

AGENTES DE SAÚDE RECEBEM TREINAMENTO PARA FORTALECER COMBATE AO AEDES EM VRB

20 de fevereiro de 2019

PROFISSIONAIS AJUDARÃO A COMPLEMENTAR TRABALHO PREVENTIVO; CIDADE TEM APENAS UM CASO DE DENGUE CONFIRMADO EM 2019

A informação divulgada por diversas mídias dando conta de que quase 24 mil casos prováveis de dengue já foram registrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nos primeiros 50 dias de 2019, deixou a população mineira em estado de alerta. Apesar de preocupante, até o presente momento, a situação em Visconde do Rio Branco está sob controle, segundo os dados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), cujo percentual de infestação do mosquito foi considerado de médio risco. Mesmo diante do cenário positivo, a Prefeitura através do Setor de Endemias e Zoonoses continua desenvolvendo inúmeras ações para potencializar o trabalho preventivo e a mais recente delas, aconteceu entre os dias 04 e 13 deste mês com um treinamento direcionado aos Agentes Comunitários de Saúde, que atuam nos 10 PSF’s da cidade.

O conteúdo abordado na capacitação foi voltado para que os profissionais complementem, durante as visitas domiciliares, os serviços realizados pelos Agentes de Combate a Endemias. “Cerca de 80% dos focos do Aedes estão dentro das casas e aproveitando que os Agentes Comunitários de Saúde cumprem diariamente uma escala de visitas, solicitamos que eles reforcem junto à população os cuidados que devem ser tomados para evitar a reprodução do mosquito. Já fizemos a integração destas equipes outras vezes e os resultados foram muito satisfatórios. Com o envolvimento e a colaboração de todos, teremos um índice não significante de casos de dengue e de doenças como chikungunya e zika vírus”, salientou o Secretário de Saúde, Thiago de Castro.

VRB TEM APENAS UM CASO DE DENGUE CONFIRMADO EM 2019

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, dos 54 possíveis casos de dengue registrados em VRB desde 01 de janeiro, apenas um foi confirmado até a última terça-feira (19). “Para se ter uma ideia, nesta mesma época em 2018, tínhamos quase 200 casos suspeitos dengue. Hoje, a realidade é outra, mas temos a consciência de que este cenário pode mudar. Por isso não podemos, de forma alguma, esmorecer na guerra contra o Aedes. Recorremos novamente aos Agentes de Saúde, que nos ajudarão a orientar os rio-branquenses sobre a importância da mobilização de todos para o bom desenvolvimento das ações preventivas. O trabalho segue intensificado e no que depender de nós, esse mosquito não oferecerá riscos à nossa população”, afirmou o Prefeito Iran.

25 de fevereiro de 2019 - 08:40

Data da Última Modificação: 25 de fevereiro de 2019 - 08:40