Visconde do Rio Branco, 15 de novembro de 2018

ALUNOS DO “TERCEIRÃO” DO COLÉGIO RECEBEM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

24 de agosto de 2018

INVESTIMENTOS DA PREFEITURA GARANTEM ACESSO GRATUITO AO ENSINO MÉDIO E CURSINHO PRÉ ENEM

No final do Ensino Médio, quando o estudante tem em média apenas 17 anos, o adolescente precisa decidir qual profissão escolher entre as centenas de cursos universitários em que o ENEM faz a ponte, além das possibilidades de cursos técnicos. Para auxiliar neste momento de decisão, uma palestra sobre Orientação Profissional seguida por questionário de avaliação tipológica foi aplicado para os alunos do 3º Ano do turno da manhã do Colégio Municipal Rio Branco, cerca de 80 jovens. A Prefeitura de Visconde do Rio Branco mantém o Ensino Médio no Colégio nos turnos da manhã e da tarde, ainda que não seja de responsabilidade municipal, atendendo, ao todo, quase dois mil alunos no Colégio.

O estudante Filipe Silva, de 17 anos, apresentou a necessidade de orientação durante a aula de Filosofia, da professora Eloísa Guimarães. “Pedi ajuda e ela teve a ideia de trazer a psicóloga. Quando pequeno, pensava em ser militar, mas depois fiquei na dúvida em fazer Direito. Só neste primeiro momento, com a palestra, já me decidi pela advocacia”, disse Filipe. Durante o cotidiano das aulas, os professores testemunham a dificuldade em fazer a opção que os alunos enfrentam. “A gente sente o drama deles, participa, e vemos como a insegurança é muito grande. Tem o fator do desempenho profissional, do resultado financeiro disso, mas todos querem mesmo é ser feliz. Então, foi mostrado para eles que agora é hora de olhar para dentro, praticar o autoconhecimento para fazer a melhor escolha”, relatou a professora Eloísa.

“Nunca fiz testes pela internet porque não são confiáveis e poderia surtir um efeito indesejado. A palestra foi muito esclarecedora, e mesmo que não tenha ainda o resultado do questionário, já tive uma ideia bem melhor para meu futuro”, disse Jordan Jave, de 18 anos. “Já imaginava fazer medicina, mas sempre bate uma dúvida na hora da escolha. Mas, agora, percebi que quero muito ser médica e a palestra, inclusive, me ajudou a saber que meu desejo é seguir na área da psiquiatria”, contou Cristine Almeida, de 17 anos.

A Psicóloga do Centro de Saúde Beira Rio, Nara Queiroz, foi a responsável por conduzir a orientação profissional. “A psicologia tem o entendimento que não é simplesmente uma vocação, pois o ser humano tem inúmeras possibilidades e não um destino. Então, analisamos o mercado de trabalho, os cursos universitários e técnicos, para que essa escolha seja um pouco menos pesarosa. Fizermos um questionário de avaliação tipológica, aliado a uma dinâmica chamada “Loja das Profissões”. Daqui a uma semana, cada um vai receber o resultado individual, apontando algumas profissões. Isto, em si, não é a única coisa a ser levada em consideração, mas eles se sentem bem ao ter algo mais palpável e sentem um pouco mais de segurança na escolha, que é toda deles”, explicou Nara.

PREFEITO DESTACA INVESTIMENTOS NO COLÉGIO

“Além de melhorias na estrutura do prédio da escola, como a climatização e os quadros brancos, investimos em materiais didáticos de rede particular, o Cursinho Gratuito Pré-Enem e capacitamos constantemente os nossos professores, buscando proporcionar um ensino de alta qualidade no Colégio Municipal Rio Branco. Isto para que nossos jovens tenham a base necessária para alcançar seus sonhos e objetivos de vida. E o melhor resultado que poderíamos colher são as inúmeras aprovações conquistadas pelos alunos, seja para o Coluni ou para as Universidades Federais. Trabalhando pela educação, certamente conseguiremos ajudar que os nossos jovens tenham um futuro melhor”, afirmou o Prefeito Iran.

24 de agosto de 2018 - 10:41

Data da Última Modificação: 24 de agosto de 2018 - 10:41