Visconde do Rio Branco, 27 de janeiro de 2020

APAE RURAL RECEBE CURSOS DE JARDINAGEM E HORTA GRATUITOS

25 de abril de 2017

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E SENAR ABRE OPORTUNIDADES PARA USUÁRIOS DA INSTITUIÇÃO

Durante o mês de abril, a Apae Rural recebeu os cursos gratuitos de jardinagem e olericultura (horta convencional), oferecido pela parceria entre a Prefeitura de Visconde do Rio Branco e o Senar. Entre as técnicas abordadas, os participantes conheceram tipos de jardim, as plantas de interior e exterior, além das necessidades das plantas de jardim, controle de pragas e doenças, realizar podas, corte de cercas vivas e gramas. Em olericultora, receberam técnicas para cultivo das hortas, como formar o composto orgânico, além disso, ensinou técnicas de irrigação, adubação, capinas, colheita, beneficiamento e até comercialização.

Os alunos gostaram da novidade. “A gente aprendeu coisas novas, o dia foi diferente. Gosto muito de mexer com a terra e fiquei feliz de aprender a fazer canteiro e cuidar das flores”, contou Marcos Pedro de Souza, usuário da Apae Rural. Os funcionários também participaram. “Antes, eu pegava uma tesoura e fazia poda de qualquer jeito. Hoje eu aprendi que é muito diferente, estava podando de forma errada. Nem imaginava que a gente teria plantas raras aqui, mas através do curso a gente a descobriu que tinha uma chamada Pata-de-elefante, muito rara e cara”, relatou Salvador Amorim, responsável pela jardinagem da instituição.

Segundo Samira Lopes, Coordenadora Social da Apae Rural, a aprendizagem será usada para, inclusive, comercializar produtos. “Atividades como estas estimulam o desenvolvimento dos usuários. É ótimo para a coordenação motora e também melhora nossa produção, tanto para nosso consumo e também para vender na feira. Com a técnica que aprendemos, queremos vender mudas de plantas ornamentais e hortaliças”, disse Samira. “O ato de preparar canteiro, plantar, podar, tudo isso estimula a coordenação, o raciocínio lógico, a noção de dimensão e firmeza nos movimentos, que são habilidades que eles trabalham aqui e foram reforçadas”, falou  Cleicimar Canuto, monitora do Senar.

FORMAÇÃO AMPLIA OPORTUNIDADE DE TRABALHO E RENDA EM VRB

A parceria entre a Prefeitura e o Senar busca ampliar as possibilidades de reinserção no mercado de trabalho e diversificar as fontes de renda, e é articulada pelo ACESSUAS Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “Queremos cada dia mais parceiros, como a Apae, para podermos levar a um número cada vez maior de pessoas. Todo este trabalho é direcionado para o desenvolvimento das famílias, o empoderamento das pessoas que hoje estão vulneráveis de algumas forma, e poder contribuir para a transformação social que todos almejamos”, explicou Carol Figueiredo, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social.

25 de abril de 2017 - 12:17

Data da Última Modificação: 25 de abril de 2017 - 12:17