Visconde do Rio Branco, 29 de março de 2020

ATO DE PLANTIO NAS MARGENS DA REPRESA DO MATUCHO HOMENAGEIA DIA MUNDIAL DA ÁGUA

23 de março de 2018

EM ATO SIMBÓLICO, PREFEITURA DESTACA RECUPERAÇÃO DE SERRAS E COPASA ANUNCIA INÍCIO DO PROJETO PRÓ-MANANCIAIS

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 42 alunos da Escola Municipal Dr. Carlos Soares realizaram nesta quinta-feira (22), o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na represa do Matucho, localizada no Floresta, área rural de Visconde do Rio Branco. O local é um dos reservatórios abertos pela Prefeitura para garantir o abastecimento da cidade em períodos de estiagem. O ato simbólico, realizado em parceria com a COPASA, empresa que gere o abastecimento urbano, representou um aluno a cada mil habitantes e, durante o evento, foi anunciado o início do Programa Pró Mananciais da concessionária, que enfatiza a preservação e conscientização ambiental.

Uma palestra anterior ao plantio e explicações in loco foram ministradas para sensibilizar as crianças quanto às questões ambientais. “Plantando uma árvore, estamos plantando água. Se cada um fizer sua parte, um dia vamos ser retribuídos”, disse Pedro Lucas. “Plantei uma quaresmeira e depois ajudei mais quatro colegas. Aprendi que as árvores produzem água e é importante proteger”, contou Maxwell Lima. “Fiquei feliz de plantar um Ipê Branco, que acho muito bonito, e quero participar disso outras vezes”, falou Rudney dos Santos.

“Demonstramos aos estudantes a importância da preservação das nascentes para nosso bem-estar e equilíbrio da natureza. Nossos servidores fizeram o berço, a COPASA doou as mudas e o adubo, e as crianças fizeram o plantio. Mas o mais importante foi o que eles aprenderam. Estamos verificando de perto a implantação do Programa Pró Mananciais da COPASA, que traz a ideia da prevenção, do antecipar ações por meio do cuidado, da proteção e da recuperação das águas, desde pequenos cursos d’água e sua nascente até seu ponto de captação”, disse o Secretário Municipal de Obras, Mobilidade Urbana, Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Franco.

PREFEITURA INVESTE EM RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

“As Serras da Piedade e Santa Maria são onde nascem nossas fontes, estão devastadas, com pouca vegetação. Para reverter este quadro, já começamos, em parceria com à UFV, um projeto de cerca de dois milhões de reais para recuperação da área que já é de proteção ambiental e possui os principais mananciais que abastecem VRB. O projeto tem previsão de duração de quatro anos e inclui abertura de barraginhas, cercamento de nascentes, plantio de mais de 100.000 árvores nativas e recuperação de áreas degradadas. Além disso, este ano começam as obras para o Tratamento de Esgoto, já contratado. Temos certeza que deixaremos um legado positivo para as próximas gerações com esta iniciativa pioneira na região”, afirmou Prefeito Iran.

23 de março de 2018 - 13:25

Data da Última Modificação: 23 de março de 2018 - 13:25