Visconde do Rio Branco, 27 de janeiro de 2020

CAMINHADA NA AVENIDA DR. LELÉ MARCOU ENCERRAMENTO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM VRB

4 de novembro de 2019

APOIADO PELA PREFEITURA, EVENTO CONTOU COM ATIVIDADES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

As atividades alusivas ao mês dedicado para chamar a atenção das mulheres acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero chegaram ao final na noite da última quarta-feira (30), com a realização da 1ª Caminhada Rosa. Promovida pelo Núcleo de Nutricionistas de Visconde do Rio Branco, a ação recebeu o apoio da Prefeitura, que enviou a equipe do NASF* para coordenar o alongamento dos participantes, além de autorizar o fechamento do trânsito na Avenida Dr. Lelé, local onde o evento aconteceu.

A nutricionista Ludmila Siqueira enfatizou a união das profissionais da área para contribuir com o trabalho de orientação a respeito das doenças que mais atingem o público feminino. “Resolvemos nos reunir em prol da conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, que é uma causa muito importante. Tivemos uma programação diversificada com apresentações de zumba, cross training, além de serviços como aferição de glicemia e pressão. Pudemos também colaborar com o Hospital São João Batista, ao arrecadar alimentos das pessoas que compareceram. É a primeira caminhada que organizamos e se Deus quiser, a gente conseguirá fazer outras nos próximos anos”, disse.

Relacionando atividades de prevenção e promoção da saúde, a proposta da Caminhada Rosa foi aprovada por quem participou. “É uma iniciativa muito legal, que nos incentiva a fazer os exames e estimula a prática de exercícios físicos, principalmente no meu caso, que estou completamente sedentária”, relatou Priscila Pazini. “Nós mulheres temos que nos conscientizar que os cuidados com a nossa saúde são necessários todos os dias. Por ser aluna do curso técnico de enfermagem do Colégio, participei como voluntária nos procedimentos de aferição e depois, marquei presença na caminhada e na zumba e achei muito bom”, contou Jaqueline Celeste Machado.

CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM VRB REALIZOU MAIS DE 500 EXAMES GRATUITOS

Entre os dias 07 e 11 de outubro, a Unidade Móvel da Fundação Cristiano Varella esteve em Visconde do Rio Branco para participar das ações desenvolvidas pela Prefeitura em torno da campanha outubro rosa. Neste período, mais de 500 exames preventivos como mamografias, colo do útero e PSA, este destinado aos homens, foram ofertados gratuitamente à população. “Mais uma vez, em um trabalho de parceria, envolvendo a Fundação Cristiano Varella e a Associação de Apoio ao Paciente Oncológico, pudemos mobilizar as mulheres de VRB. Destaco o envolvimento das nossas equipes de saúde, que se empenharam durante toda a campanha no dia a dia das unidades, inclusive conquistando a arrecadação recorde de caixinhas de leite para a Fundação, que acolhe tão bem os pacientes rio-branquenses. O saldo foi muito positivo, em todos os aspectos. Agora, vamos focar no novembro azul, chamando a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, afirmou o Prefeito Iran.

*NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família

10 de dezembro de 2019 - 10:33