Visconde do Rio Branco, 22 de agosto de 2019

CAMPANHA ‘AGOSTO DOURADO’ INCENTIVA E VALORIZA ALEITAMENTO MATERNO

13 de agosto de 2019

EQUIPE DA SAÚDE MOVIMENTOU MANHÃ DO ÚLTIMO SÁBADO NA PRAÇA DISTRIBUINDO INFORMAÇÕES E MATERIAIS DE APOIO

A amamentação exclusiva é um desejo de muitas gestantes, porém, após o nascimento do bebê, as dificuldades da nova rotina e a falta de orientação adequada faz com que muitas mamães desistam e introduzam o leite artificial na dieta do recém-nascido. Com vistas a este público, aconteceu no último sábado (10) a campanha “Agosto Dourado- amamentação vale ouro”, movimentando a manhã da Praça 28 de Setembro. Organizada pela Secretaria de Saúde através da Unidade da Estratégia Saúde da Família do Bairro São Jorge, o evento contou com estandes com profissionais de enfermagem, medicina, nutrição e odontologia atendendo a população gratuitamente, além de distribuição de material informativo e aferição de pressão e glicemia.

O assunto atraiu a atenção das pessoas que estavam na Praça, algumas até com lindas histórias sobre a alimentação com leite materno, como é o caso de Elise Vilas Boas. “Ganhei minha filha, Isabele, aos 46 anos e sempre fui orientada pela minha ginecologista sobre a importância da amamentação. A gente vê que este alimento previne muitas doenças e contribui muito com a criança, e, com isso, estendi meu período e amamentei por um ano e oito meses. Durante este tempo, percebi que ela não adoeceu, não tinha gripe, e a imunidade dela ficou espetacular. É muito importante amamentar”, disse Elise.

Outras mães aproveitaram a oportunidade para receber informações sobre maternidade, como Gisele Pacheco, que ganhou seu primeiro filho este ano.“Benício está com quatro meses e eu amamento desde a primeira hora do nascimento. No início realmente é difícil, doloroso, mas com o passar do tempo é prazeroso e a gente sabe que é a melhor alimentação para o bebê, além de ser uma ligação especial com o filho, esse ato materno. Hoje conversei com a nutricionista, e ela me orientou sobre a retirada do leite para congelar, porque vou voltar a trabalhar mas quero continuar alimentando com leite materno”, contou Gisele.

EVENTO TAMBÉM CONTOU COM INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE BUCAL DE BEBÊS QUE RECEBEM ALEITAMENTO MATERNO

Toda a equipe do PSF São Jorge esteve no evento da Praça, como relatou a Enfermeira da Unidade, Vera Monteiro. “Estamos com a equipe completa aqui na Praça, atendendo a população e falando sobre a amamentação, saúde bucal na amamentação, técnicas, e com apoio do Banco de Leite Humano do Hospital Santa Isabel. O trabalho não é só de hoje, mas de uma campanha durante todo o mês, pois abraçamos esta causa por entendermos como é importante as informações desde a gestação até o crescimento do bebê”, explicou Vera.

A Dentista Kênia Motta instruiu sobre os primeiros cuidados, que se iniciam na vida intrauterina, planejando a saúde bucal do bebê no pré-natal odontológico. “Quando ele nasce, ao ser amamentada tanto pelo leite materno ou artificial, ingere açúcar e, por isso, a gengiva tem que ser higienizada com gaze em água morna, fazendo limpeza inclusive da língua para não acumular fungos e gerar doenças bucais. Assim, a criança vai acostumando com estes cuidados. Ao nascer o primeiro dentinho, podemos optar pela dedeira muito macia para higienização. Assim que surge o primeiro molar, o dentinho lá de trás, já pode ser utilizado a escova dental infantil com creme dental com flúor. E não esquecer que assim que iniciar o contato entre um dente e outro, deve-se utilizar o creme dental. Pode deixar a criança escovar, mas sem deixar por conta dela, é importante escovar supervisionar até os oito anos”, enfatizou Kênia.

BANCO DE LEITE DE UBÁ PARTICIPA DA CAMPANHA RECEBERÁ DOADORAS DE VRB NO FIM DO MÊS

O Hospital Santa Isabel, da cidade vizinha de Ubá, tem um Banco de Leite Humano ativo, que atende qualquer pessoa todos os dias, inclusive aos fins de semana, de 07h às 18h. A Nutricionista responsável pelo setor, Caroline Correa, esteve na Campanha orientando a população. “O Banco está pronto para atender a gestantes e nutrizes que queiram doar leite ou precisam de auxílio para questões de amamentação, desde a pega até a retirada de leite para um peito ingurgitado. Temos também campanha de doação, sendo que o leite é encaminhado, em sua maioria, para a UTI Neo Natal do HSI. Enfim, todos interessados em questões de amamentação podem nos procurar”, explicou a Nutricionista.

No final do mês acontecerá uma doação ao Banco de Leite organizada pelo PSF São Jorge, e a Gerente Municipal de Saúde, Eva Vilma da Silva, aproveitou para convidar as lactantes. “A campanha sobre amamentação segue durante agosto, e no dia 28 teremos a doação no Banco de Leite do Hospital Santa Isabel. As mamães interessadas podem entrar em contato com a equipe do PSF São Jorge pelo telefone 3551-7166”, convidou Eva. Uma das mães que estiveram na Praça, Bruna Paiva, se interessou em ser uma doadora. “Minha filha, Pilar, tem dez meses e é muito esperta. Quando ganhei ela, tive dificuldade porque ela pegava um peito e o outro não, mas depois deu tudo certo. Hoje eles me explicaram que meu leite serve para outras crianças e pretendo doar também”, disse Bruna.

Doação para o Banco de Leite do Hospital Santa Isabel

Dia 28 de agosto

Lactantes interessadas devem ligar para o PSF do Bairro São Jorge, pelo telefone 3551-7166, para inscrição.

CLIQUE AQUI E VEJA ÁLBUM DE FOTOS DO AGOSTO DOURADO.

14 de agosto de 2019 - 10:30

Data da Última Modificação: 14 de agosto de 2019 - 10:30