Visconde do Rio Branco, 31 de março de 2020

CAMPANHA OUTUBRO ROSA REALIZA MAIS DE 500 EXAMES GRATUITOS

18 de outubro de 2019

DOAÇÃO ORGANIZADA ENTRE PSF’S E ARRECADA MAIS DE CINCO MIL LITROS DE LEITE PARA FUNDAÇÃO CRISTIANO VARELLA

O sucesso da campanha Outubro Rosa da Prefeitura de Visconde do Rio Branco se destacou pela marca de mais de 500 exames gratuitos realizados, sendo eles mamografias, colo do útero e PSA. Esta é a quinta edição da mobilização a nível municipal, iniciada em 2013, e mais uma vez contou com a parceria da Fundação Cristiano Varella, que estacionou sua carreta com consultórios e mamógrafo na Praça 28 de Setembro, entre os dias sete a 11 deste mês, proporcionando atendimentos e orientações à população. A motivação das ações foi divulgar a prevenção contra os principais canceres que atingem a saúde da mulher, sendo eles o de mama e o de útero, bem como proporcionar o diagnóstico precoce, que aumentam as chances de um tratamento bem-sucedido.

Durante todo o ano, as equipes de Saúde de VRB realizam os exames preventivos de maneira gratuita, como contou Ariane Paz, Coordenadora da Atenção Primária Municipal. “Essa campanha é mais para alertar e chamar a atenção das pessoas que às vezes, por correria do dia a dia, acabam se esquecendo de fazer os exames. Mas todos eles são fornecidos durante todo o ano nos dez PSFs e no Centro de Saúde Beira Rio. Até outubro, temos registrados mais de 1000 exames preventivos do colo do útero e também mais de mil mamografias realizadas na rede”, explicou Ariane.

As enfermeiras da Rede Municipal de Saúde também participaram do atendimento na Carreta da Fundação, auxiliando a equipe comandada pela Enfermeira responsável, Elidiane Piller, a realizar os exames. “Tivemos uma ótima interação com os servidores da Secretaria Municipal de Saúde. No total, foram onze enfermeiras de VRB, somadas à nossa equipe de oito pessoas e mais as duas técnicas de radiologia. Nós vamos levar estes exames para análise, e em torno de 60 dias todos terão retornado para a SMS. Assim que tivermos os laudos, se houver alguma alteração detectada, encaminhamos para a SMS já com uma consulta agendada para o paciente comparecer ao Hospital do Câncer de Muriaé”, informou Elidiane.

MULHERES RELATAM SOBRE A IMPORTANCIA DO OUTUBRO ROSA

A campanha de prevenção serve de alerta para muitas mulheres, como foi o caso de Maria de Fátima Araújo, moradora do Centro, que descobriu um nódulo através de um exame realizado no Outubro Rosa. “Vim fazer o exame de mama em 2017 e descobri um nódulo, mas ele não desenvolve, porém, tem que fazer o controle. Como preciso fazer o exame de dois em dois anos, estou aqui de novo. Tenho procurado cuidar da minha saúde, e quero dizer para as mulheres que também se cuidem, porque eu não esperava que isso fosse acontecer comigo. Tem que prevenir”, disse Fátima. Outra mulher que aproveitou a campanha para colocar o check-up em dia foi Maria Auxiliadora Moreira, moradora do Bairro Santo Antônio. “Já é a terceira vez que venho fazer exames na Carreta. Acho a campanha muito importante porque dá oportunidade para as pessoas sem plano de saúde de vir se cuidarem”, falou Auxiliadora.

DOAÇÃO DE LEITE PARA FUNDAÇÃO CRISTIANO VARELLA ATINGE RECORDE: MAIS DE CINCO MIL LITROS ARRECADADOS

A mobilização entre as equipes dos PSFs para arrecadação de caixinhas de Leite Longa Vida, destinadas ao Hospital do Câncer de Muriaé para acolhimento de pacientes e acompanhantes, atingiu um recorde neste ano. “Estamos muito felizes pelo resultado. As equipes ficaram muito motivadas para bater a meta do ano passado, que foi de aproximadamente 1800 litros. E foi brilhante! O PSF da Barra, Chácara e Coronel Joaquim Lopes se destacaram, mas todos contribuíram muito e conseguimos arrecadar 5.865 caixinhas de Leite. São muitas pessoas de VRB sendo atendidas em Muriaé e nada mais justo do que apoiá-los neste acolhimento”, contou Ariane Paz, Coordenadora da Atenção Básica Municipal.

A campanha Outubro Rosa foi idealizada pela Associação de Apoio ao Paciente Oncológico (AAPO), e a Presidente Maria Angélica Mendonça destacou que houve evolução positiva desde que iniciou o movimento na cidade. “É muito satisfatório, a cada ano, perceber que a população tem recebido orientação dos PSFs, e que as equipes tem tido muito cuidado com os exames preventivos. Com isso, os números na campanha tendem a diminuir, pois as pessoas estão mais conscientes e o trabalho tem sido constante, controlando a situação. Em 2013, quando arriscamos pela primeira vez, foi um sucesso, e dali em diante o Prefeito Iran abraçou a ideia e temos uma cobertura melhor. Hoje, vejo que temos que focar em ensinar as pessoas a terem qualidade de vida, pois estamos no ponto de mudar o foco da realidade da prevenção e estimular com melhor alimentação, exercício físico, porque a questão da conscientização dos exames está sendo bem feita. Com as duas gestões do Prefeito Iran, a prevenção tem sido estimulada e realizada nos PSFs”, relatou Angélica.

O Prefeito Iran enfatizou que a prioridade nos investimentos para melhoria da Saúde Pública, mesmo em tempos de dificuldades financeiras, tem sido o foco principal da gestão. “Mesmo neste ano em que o Estado continua nos devendo o que reteve ilegalmente, e só vai começar a pagar parcelado no ano que vem, decidimos investir em mais uma edição do Outubro Rosa. Temos a parceria importante da Fundação Cristiano Varella, em que eles fazem um grande impacto com a carreta, e a Gestão Municipal paga todos os exames para que as pessoas tenham acesso ao tratamento que precisarem. Agradeço muito a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, aos profissionais dos PSFs que arrecadaram tantos litros de leite para a campanha, e também aos funcionários da Fundação pela presença na nossa cidade. Agradecimento especial à Maria Angélica, que não é funcionária da Prefeitura, é uma voluntária que nos ajuda muito. Certamente, este trabalho tem resultado em mais saúde e cuidado com as mulheres rio-branquenses”, finalizou o Prefeito Iran.

CLIQUE AQUI  e confira mais fotos da campanha Outubro Rosa.

Arrecadação de caixas de leite para Fundação Cristiano Varela

Unidade Quantidade de caixas de leite Total:
1 PSF Barra 1414+114+25+169 1722
2 PSF Chácara 1225+442 1667
3 PSF Coronel 1353 +229 1582
4 PSF Piedade 146+18+32 196
5 PSF Santa Rita 185 185
6 PSF Barreiro I 177 177
7 PSF Barreiro II 161 161
8 Secretaria de saúde 38+02+12+26 78
9 Zona Rural (pontos de apoio) 29+6+2 37
10 PSF Alto da Boa Vista 34 34
11 PSF São Jorge 26 26
      Valor total: 5.865
  • Exames de PSA

127 exames realizados

23 pacientes faltosos

 

  • Mamografias:

207 exames realizados

49 pacientes faltosas

 

  • Preventivos:

199 exames realizados



18 de outubro de 2019 - 15:19

Data da Última Modificação: 18 de outubro de 2019 - 15:19

Comments are closed.

Abrir Zap
Fazer uma denúncia sobre Coronavírus...
Fazer uma denúncia sobre Coronavírus...
Powered by