Visconde do Rio Branco, 19 de junho de 2019

CAPACITAÇÃO ABORDOU EIXOS DE PROJETO SOCIAL QUE SERÁ DESENVOLVIDO NO RANCHO VERDE III

12 de março de 2019

AÇÃO REALIZADA PELA PREFEITURA E CAIXA ESTIMULARÁ CIDADANIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ENTRE MORADORES DO BAIRRO

Na última sexta-feira (08), a equipe de profissionais encarregada pelo Projeto de Trabalho Social (PTS), participou de uma capacitação sobre os principais eixos que nortearão a iniciativa direcionada às famílias do Residencial Rancho Verde III. Realizada em conjunto pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco e a Caixa Econômica Federal, a ação objetiva estimular a cidadania e o fortalecimento de vínculos entre os moradores do bairro, inaugurado em abril do ano passado.

O Sociólogo Gutemberg Fernandes, responsável pela Assessoria Social e Pesquisa (ASP), empresa contratada através de processo licitatório para auxiliar no desenvolvimento do PTS, explicou que a organização comunitária está entre as diretrizes que serão exploradas. “Fizemos um treinamento inicial para discutir o projeto e os processos, como a organização da comunidade. Esse trabalho busca promover a cidadania e existindo uma estruturação, os beneficiários conseguirão atuar na garantia dos seus direitos. Além disso, também há o debate em torno da educação sanitária e ambiental e cursos para a geração de emprego e renda”, salientou Gutemberg, que ministrou o conteúdo abordado ao público alvo da capacitação.

Parte do pós-moradia do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, o Projeto de Trabalho Social terá duração de um ano. “Já tivemos três encontros com os envolvidos na iniciativa e pelo que pude perceber, existe uma extrema boa vontade de todos para a execução do trabalho e a formação de parcerias. Agora, vamos partir para as reuniões de apresentação do projeto aos moradores e elegeremos os representantes de cada rua. Cumprida essa etapa, iremos iniciar uma pesquisa amostral, para definir o perfil dessa população e as demandas que ela tem”, finalizou o responsável pela ASP.

AÇÕES PARA FOMENTAR BOA CONVIVÊNCIA ENTRE MORADORES DO RESIDENCIAL SERÃO REALIZADAS

A Secretária de Desenvolvimento Social, Carol Figueiredo, detalhou outras ações contidas no PTS. “O projeto contempla uma série de eventos e serviços, como a publicação de um jornal com assuntos relacionados ao Rancho Verde III e a realização de um trabalho exclusivo para as crianças do bairro, por exemplo. São muitas atividades que acontecerão dentro do período de 12 meses para fomentar mais qualidade de vida e um ambiente agradável, de boa convivência entre todos”, disse. “Temos como meta promover a autonomia e o protagonismo social para que após o fim do PTS, a comunidade possa caminhar sozinha”, salientou a servidora Maria Edina Giroto, Técnica Social da iniciativa, que acompanhará os desdobramentos do planejamento executado pela ASP.

“Temos atuado juntamente com a Caixa em frentes que auxiliem no processo de empoderamento dos moradores do Rancho Verde III e o Projeto de Trabalho Social é uma delas. Algumas questões burocráticas nos impediram de colocá-lo em prática no final do ano passado como queríamos. Porém, começamos 2019 com as pendências sanadas e já começamos a tirar o planejamento do papel para que em pouco tempo essas pessoas possam desfrutar de todos os benefícios que serão proporcionados”, afirmou o Prefeito Iran.

27 de maio de 2019 - 09:36

Data da Última Modificação: 27 de maio de 2019 - 09:36