Visconde do Rio Branco, 24 de maio de 2019

CESEC É REINSTALADO NA E. M. CARLOS SOARES

27 de março de 2019

PREFEITURA ATENDE SOLICITAÇÃO DO ESTADO PARA AUXILIAR NO FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO PARA ADULTOS

O Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) está de mudança do bairro Jardim Alice para o Centro de Visconde do Rio Branco. O Governo do Estado solicitou apoio da Prefeitura para diminuir os custos do aluguel, devido à crise financeira que o país atravessa, pois somente o custo do imóvel chegava a oito mil reais mensais, mais água e luz, recursos que agora serão economizados devido a parceria com a Gestão Municipal. Como o Centro funciona em horários diferentes da Educação Fundamental regular, a Prefeitura o reinstalou na Escola Municipal Dr. Carlos Soares, onde poderá utilizar o segundo andar para as aulas noturnas direcionadas para a educação de adultos.

O Cesec é uma escola semipresencial que faz parte da Rede Estadual de Ensino e presta serviços aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos até os 18 anos. “Temos cerca de 800 alunos matriculados, mas este número oscila durante o ano e atinge até mil pessoas. Esta mudança tem um ponto muito positivo porque a escola estará no Centro, facilitando o acesso para professores e alunos. Estamos conversando com a coordenação do Carlos Soares, combinando o funcionamento, pois queremos uma convivência boa de parceria e crescimento”, disse Carlos Goulart, Diretor do Cesec “Professor Paulo Roberto Reis de Almeida”.

O Cesec funciona no período da tarde, atendendo turmas da indústria alimentícia PifPaf, e com turmas no período noturno que irão utilizar as salas do segundo andar da Escola. “O anexo ao lado da quadra esportiva praticamente ficou para o CESEC, onde será o setor administrativo. Também cedemos uma sala inteira do segundo andar, onde era supervisão, para as aulas que eles ministram a tarde. O horário de maior fluxo deles, que é a noite, pode ser exercido nas salas do segundo andar, ao mesmo tempo que o EJA (Educação de Jovens e Adultos) é realizado no térreo”, contou Rosângela Antonucci, Coordenadora da E.M. Dr. Carlos Soares.

A continuidade do Cesec na cidade é de interesse da Rede Municipal de Educação. “Oferecemos o EJA até o 5º Ano e o Cesec possibilita o progresso escolar do Fundamental ao Médio, complementando este trabalho essencial para adultos que trabalham mas desejam obter o conhecimento escolar, sonhando em conquistar uma carreira profissional. Outro ponto importante é que o trabalho em conjunto faz diminuir o índice de analfabetismo, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, falou Mônica Aad, Secretária Municipal de Educação. “Atendemos prontamente a solicitação do Estado para coabitação do Cesec com o Carlos Soares pois temos a responsabilidade de permitir que os adultos que planejam melhorar seu grau de escolaridade e conquistar novas oportunidades de trabalho, em melhores condições. Antigamente, os dois educandários funcionavam no mesmo prédio, e agora voltam a conviver e certamente dará tudo certo”, afirmou o Prefeito Iran.

27 de março de 2019 - 15:17

Data da Última Modificação: 27 de março de 2019 - 15:17