Visconde do Rio Branco, 19 de junho de 2019

CICLO DE PALESTRAS ABORDA TEMA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

31 de janeiro de 2019

PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO E CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA PARA SERVIDORES FORTALECEM REDE DE PROTEÇÃO

A Prefeitura de Visconde do Rio Branco promoveu um ciclo de palestras focalizando a temática “Prevenir e enfrentar: o atendimento na perspectiva de vida das mulheres”, entre os dias 13 e 14 de dezembro. A primeira palestra foi aberta a todos os interessados, sendo realizada no salão do Anexo Administrativo. O segundo evento foi direcionado para servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em especial do Centro de Referência da Mulher, inaugurado pela Prefeitura em 2018, sendo o órgão de referência para a implantação de políticas públicas de apoio à mulher.

O Ciclo teve apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, que enviou a Coordenadora do Centro de Referência da Mulher de Belo Horizonte, Lúcia Helena Apolinário, para palestrar e contar as experiências do setor onde atua. “A Rede é importante para proteger, acolher e evitar que a mulher venha a ser agredida novamente, ou até sofrer feminicídio. A rede são os organismos, movimentos sociais, religiões, polícias, é importante todos juntos nesta causa. Tem sido muito bom auxiliar os municípios que possuem o Centro de Referência da Mulher (CRM), como VRB tem, porque é uma maneira de enfrentarmos este problema muito real e presente nas famílias, possibilitando o apoio que estas pessoas precisam”, contou Lucinha.

Outra palestrante do Ciclo foi Karine Medeiros, ativista rio-branquenses pelos Direitos da Mulher. “Vemos alguns avanços, como a implantação do Centro e as próprias mulheres abrindo o entendimento de que elas podem trabalhar, conquistar e não serem submetidas a violência alguma. Junto com outras mulheres, queremos levantar o sentimento poder e autoestima de todas. A mulher de Rio Branco precisa se ver forte, feliz e determinada”, disse Karine aos presentes.

PREFEITURA INVESTE NO FORTALECIMENTO DE SETOR ESPECIALIZADO EM POLÍTICAS SOCIAIS PARA AS MULHERES

“Foi uma experiência excelente, conseguimos aprender com a experiência das palestrantes e estamos ainda mais motivados ao trabalho de apoiar as mulheres. O atendimento no CRM é totalmente sigiloso, temos uma psicóloga e uma assistente social, e estamos abertos para qualquer tipo de relato, não só a mulher, mas como de alguém que saiba de alguma violação que esteja acontecendo”, falou a Assistente Social do CRM ,Leillyane Monteiro. “Queremos prevenir situações de violência contra as mulheres, mas, em todo caso, quando isso acontecer, que elas sejam acolhidas por pessoas sensíveis e capacitadas para atende-las em seu sofrimento”, explicou Carol Figueiredo, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social.

“No ano passado, em março, tivemos a satisfação de abrir o o 1º Centro de Referência da Mulher de VRB. Agora, estamos fortalecendo este equipamento e toda a sociedade para que a Rede de Proteção funcione e dê toda assistência necessária às rio-branquenses que por ventura estejam sendo violadas. Acreditamos que a preservação dos direitos da mulher fará uma cidade melhor, mais segura e próspera”, afirmou o Prefeito Iran.

Centro de Referência da Mulher

Endereço: Praça José Bittencourt, nº 26- Bairro Alto da Boa Vista

Horário de atendimento: 10h às 17h

Telefone: 3539-1926 ou pelo Disque 100

O atendimento é sigiloso.

31 de janeiro de 2019 - 16:07

Data da Última Modificação: 31 de janeiro de 2019 - 16:07