Visconde do Rio Branco, 24 de maio de 2019

CICLO DE PALESTRAS ABRE ANO LETIVO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE VRB

6 de fevereiro de 2019

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR FOI TRABALHADA JUNTO ÀS EQUIPES DAS REDES MUNICIPAL, ESTADUAL E PARTICULAR

O ano letivo para os coordenadores, professores e supervisores vinculados à Secretaria de Educação foi iniciado oficialmente nos últimos dias 04 e 05, com um ciclo de palestras destacando a temática “Um pensar sobre o cotidiano nas escolas”. Realizado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco a fim de capacitar e estimular as equipes pedagógicas da Rede Municipal para o trabalho que será desenvolvido ao longo de 2019, o evento que aconteceu no Auditório Jotta Barroso, também foi aberto aos profissionais de escolas estaduais e particulares.

A oportunidade de promover uma troca de experiências entre educadores, visando melhorar o dia-a-dia do ambiente escolar, foi valorizada pela Secretária da pasta, Mônica Aad. “Pelo segundo ano consecutivo, preparamos este encontro especial para as nossas equipes, só que dessa vez, o estendemos também às redes estadual e particular, para que o conteúdo focalizado seja multiplicado entre todos que trabalham na área educacional em VRB. Através das palestras, mostramos aos participantes a importância da paz no ambiente escolar e da integração que os profissionais devem ter no gerenciamento dos conflitos, no sentido de buscar sempre uma melhor solução para os problemas que possam vir a acontecer. Conseguimos reunir um público significativo, que se mostrou interessado e disposto a colocar em prática e compartilhar o conhecimento obtido”, relatou.

PARTICIPANTES APROVAM TEMÁTICA ABORDADA

O professor e vice-diretor do turno vespertino do Colégio Municipal Rio Branco, Diego Ingran, ressaltou que desenvolver habilidades para intervir em conflitos no ambiente escolar é fundamental para o papel de um educador na sociedade. “A possibilidade de revalidar o nosso conhecimento, dialogar com os colegas e aprender mais sobre técnicas que auxiliam efetivamente na resolução dos desafios que surgem diariamente dentro da sala de aula, é de suma importância para nós. Acredito muito na formação continuada e ter a oportunidade de evoluir profissionalmente na área de mediação de conflitos, contribuirá para a educação do município”, disse. “É um tema moderno, presente no dia-a-dia das escolas e que foi trabalhado conosco por profissionais gabaritados, de maneira rica e com bastante exemplos”, enfatizou outro participante, o também professor, Rossandro Batalha.

PALESTRAS MINISTRADAS NO EVENTO FORAM CONDUZIDAS POR ESPECIALISTA E MEMBROS DO PODER JUDICIÁRIO

O conteúdo ministrado aos presentes no Auditório Jotta Barroso foi proferido pelos membros do Poder Judiciário; a Defensora Pública de Belo Horizonte, Drª Francis Coutinho, o Juiz da Vara da Infância e da Juventude de VRB, Dr. André Luiz Melo e a Promotora de Justiça, Drª Carolina Queiroz, além do palestrante motivacional, Iran Jacob. “Sou autora e coordenadora do projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (MESC), que já foi premiado por três vezes. Costumo brincar que o conflito na democracia é positivo, porém não deve ser confundido com violência. E por trabalhar na área desde 2012, procurei passar um pouco da minha experiência e a parte teórica da mediação, que além de ser um instrumento de diálogo, pode ser usada para o empoderamento dos atores de escola”, salientou Drª Francis.

“A EDUCAÇÃO SEGUIRÁ SENDO UM DOS PRINCIPAIS PILARES DA NOSSA GESTÃO”, AFIRMOU O PREFEITO

O Prefeito Iran acompanhou o transcorrer do evento, realizado em dois dias, sendo o primeiro voltado para profissionais que atuam nos Ensinos Fundamental II e Médio, e o segundo para a classe que trabalha na Educação Básica e Ensino Fundamental I. “É satisfatório ver tantas pessoas reunidas, participando de um encontro promovido por nós e engajadas na melhoria de todas as escolas da cidade, e não somente das que fazem parte da Rede Municipal. São profissionais competentes, que nos mostram o quanto podem contribuir para o futuro das crianças e jovens de VRB. Aproveitei para reforçar a eles, que temos enfrentado uma série de dificuldades, ocasionada pela escassez e retenção de recursos, mas apesar desse problema, que tem afetado quase todos os municípios mineiros, a educação seguirá sendo um dos principais pilares da nossa gestão”, afirmou o Prefeito.

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e confira mais fotos

 



8 de fevereiro de 2019 - 13:03

Data da Última Modificação: 8 de fevereiro de 2019 - 13:03

Comments are closed.