Visconde do Rio Branco, 21 de outubro de 2019

CIRCUITO FRUTIFICA MINAS PROPORCIONA CONHECIMENTO A PRODUTORES E AGRICULTORES RIO-BRANQUENSES

8 de outubro de 2019

ETAPA VRB DO EVENTO, REALIZADA COM O APOIO DA PREFEITURA, PROMOVEU DEBATE SOBRE POTENCIAL FRUTICULTOR DA CIDADE

Na última quinta-feira (03), Visconde do Rio Branco sediou uma das etapas do Circuito Frutifica Minas. Organizado pela EMATER-MG e realizado através da parceria envolvendo Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Prefeitura, o evento teve a finalidade de promover um debate acerca do potencial fruticultor da cidade, bem como fomentar o investimento no setor. Produtores e agricultores familiares rio-branquenses e de municípios da região participaram da iniciativa, acompanhando o ciclo de palestras que disseminou conhecimento sobre o manejo das culturas da banana, maracujá e abacate.

O aproveitamento da propriedade para empreender em outras frentes como uma forma de aumentar a renda das famílias rurais esteve entre as propostas apresentadas ao público presente. “A nossa ideia foi mostrar aos produtores que eles podem continuar com suas atividades, mas existe a possibilidade de agregar renda implantando a fruticultura na propriedade. Todos os participantes se mostraram interessados, fazendo muitas perguntas. Ficamos felizes com o resultado da etapa Visconde do Rio Branco do Frutifica Minas e já até assumimos o compromisso de realizá-lo novamente em 2020”, falou o Técnico em Agropecuária da EMATER-MG, José Domingos Telles.

O agricultor familiar André Ferraz, da comunidade da Sementeira, ressaltou que a etapa VRB do Circuito Frutifica Minas foi uma oportunidade de obter relevantes informações para o dia a dia no campo. “Hoje, as metodologias de trabalho estão difundidas, todo mundo sabe. Mas vejo que a informação sobre a cultura, as variedades disponíveis e as tendências atuais é o principal aporte proporcionado pelo evento. Pudemos estabelecer bons contatos, conhecer outros produtores e ainda captar um conhecimento que contribui com o nosso dia a dia”, disse. “Já sou fruticultor e vim no sentido de aprimorar ainda mais a nossa produção, para que possamos atingir objetivos maiores. Os palestrantes são profissionais de gabarito e os participantes estiveram muito interessados, o que nos permite evoluir com a troca de experiências”, destacou o produtor Aurélio de Castro, da cidade de Piau.

PREFEITO IRAN DESTACA IMPORTÂNCIA DO FRUTIFICA MINAS PARA INCENTIVAR PRODUTORES E AGRICULTORES RIO-BRANQUENSES

“A gente vê a importância deste evento no que diz respeito ao incentivo à produção de frutas no município. VRB possui três grandes fábricas de suco e de polpa, que irão absorver tudo o que for produzido pelos pequenos agricultores, possibilitando que eles tenham mais uma fonte de renda. Como foi dito pelos palestrantes, não há a necessidade do produtor deixar de lado o que já faz em sua propriedade, é só ampliar a atividade com a fruticultura. A Prefeitura, juntamente com a EMATER e o IEF vai trabalhar para fornecer as mudas para aqueles que se interessar. A nossa área rural está cada vez mais forte com os investimentos que realizamos para asfaltar as estradas e até o final do mandato, vamos continuar nos esforçando para levar essa melhoria a outras comunidades”, afirmou o Prefeito Iran.

8 de outubro de 2019 - 16:52

Data da Última Modificação: 8 de outubro de 2019 - 16:52