Visconde do Rio Branco, 08 de abril de 2020

COLEGIADO DA E. E. PADRE CORREA RECORRE AO PREFEITO IRAN CONTRA FECHAMENTO DE TURMAS

31 de outubro de 2019

ESTADO NÃO CONFIRMOU À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A INTENÇÃO DE ENCERRAR PRIMEIROS ANOS EM VRB

Professores e pais de alunos da Escola Estadual Padre Antônio Correa recorreram ao Prefeito Iran, na manhã da última quinta-feira (31) para solicitar articulação contra a notícia de que o Governo de Minas pretende fechar todos os 1º Anos das Escolas Estaduais. O Colegiado informou que, caso o desígnio se concretize, em Visconde do Rio Branco seriam fechadas 12 turmas, o que corresponde a mais de 300 crianças que teriam o ingresso ao Ensino Fundamental embaraçado. O Prefeito Iran disse que a Secretaria Municipal de Educação não recebeu nenhum ofício do Estado comunicando sobre a intenção, e que a Gestão Municipal apoia a ação contra o desmonte da Educação Pública.

Além de atender ao Ensino Fundamental em 12 Escolas Municipais, a Prefeitura também oferta o Ensino Médio no Colégio Rio Branco, que recebe mais de 400 alunos nos três turnos de aulas. “Por telefone, a Superintendência Regional de Educação nos respondeu irá conferir se VRB está na lista da ação do Estado. Então, a preocupação dos pais e professores é autêntica. Se por acaso formos comunicados que teremos que assumir estas 12 turmas, entraremos na justiça com Mandato de Segurança. Isso porque temos no Colégio Rio Branco o Ensino Médio, que não é de nossa obrigação, e é impossível mantermos esse serviço e mais estas turmas, não há recursos para isso. Há três meses, tivemos uma reunião no Ministério Público com a superintendência e nós afirmamos que não iríamos municipalizar nem uma turma, porque eles têm que municipalizar nos municípios que só tem o Fundamental. Procurei tranquilizar o Colegiado dizendo que nós vamos brigar até o final, e só poderemos aceitar isso se for decisão judicial, pois não aceitaremos como imposição do Estado”, disse o Prefeito Iran.

A E. E. Padre Antônio Correa possui cinco turmas de 1º Ano, a E. E. Laudelina Barandier possui quatro, e na E. E. João Batista de Almeida há três.

31 de outubro de 2019 - 16:53

Data da Última Modificação: 31 de outubro de 2019 - 16:53