Visconde do Rio Branco, 16 de outubro de 2018

COLÉGIO MUNICIPAL PROMOVE EVENTO “GRANDES ESCRITORES” EM VRB COM MARINA COLASANTI

5 de outubro de 2018

OFICINA DE ARTE-EDUCAÇÃO E BATE PAPO COM AUTORA ENRIQUECE REPERTÓRIO CULTURAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Fotos: AMAR produções culturais

A agenda do Programa Grandes Escritores 2018 contemplou Visconde do Rio Branco com a visita de uma das autoras mais lidas e premiadas do Brasil, Marina Colasanti. Além do bate-papo com a escritora, que foi aberto para o público em geral em evento realizado no salão Jotta Barroso na última quarta-feira (03), os alunos do Ensino Médio do turno da tarde do Colégio Municipal Rio Branco com também participaram de uma oficina de arte-educação que os incentivou à leitura e a atitudes voluntária para promover o desenvolvimento social. A parceria da Prefeitura foi realizada através do Colégio, e para 2019 há mais propostas para a cidade com a AMAR Produções Artísticas, sediada em Viçosa-MG e responsável pelo Programa.

O auditório ficou lotado, principalmente por estudantes e professores, participando do bate-papo conduzido em formato de talk show pelo músico e produtor cultural Amauri Rocha – diretor-executivo da AMAR. “Ela é um símbolo, uma pessoa que nos inspira. Ela mostra o empoderamento feminino e, além da cultura e literatura, trouxe um conhecimento sobre a vida para refletirmos no mundo de hoje”, contou Sthefhani Brunnet, aluna do 3º Ano do turno da manhã. A oficina de arte-educação abordou o projeto Toró, realizado em Viçosa por Débora Sant’Anna, que explicou como leva literatura para as áreas rurais.  “Vimos a importância da leitura nas nossas vidas e como ela influencia na nossa vida. A Débora nos inspirou muito e estamos em campanha para ganhar livros de literatura para ajudar o Toró”, falou Karen Gouvêa, aluna do 2º Ano da tarde.

A escritora Marina Colasanti, detentora de vários dos maiores prêmios da literatura nacional, destacou a acolhida calorosa que recebeu em VRB. “É raro para um escritor, mesmo que escreva para a juventude, ter um encontro com o seu público. Eu amo essa interação porque eles estão receptivos e curiosos.  Que eles encham suas mochilas de conhecimentos, sérios e intensos, porque assim será mais proveitoso o ingresso na vida adulta”, disse Colasanti.  “Foi um momento muito proveitoso de incentivo à leitura. O Programa vem acontecendo há 18 anos, nosso escritório fica em Viçosa, e ter parceria em VRB é muito gratificante”, explicou Amauri Rocha, Amar Projetos Culturais, que realiza

Tetê Amin, Diretora do Colégio Municipal, relatou que toda a equipe de professores e funcionários se empenharam na ação. “Foi uma mobilização muito bonita, todos empenhados no sucesso. Temos orgulho de ser uma escola pública que traz projetos culturais não só para nossos alunos, mas extrapola para toda a comunidade”, disse Tetê. “O Colégio é motivo de orgulho e, a cada ano, tem aumentado a relevância promovendo eventos como o “Grandes Escritores”. Nossos investimentos em apostilas, infraestrutura, valorização dos professores, e todo o projeto para a Educação têm rendido frutos que valorizam nossa cidade”, afirmou o Prefeito Iran.

Clique aqui e veja mais fotos.

5 de outubro de 2018 - 15:39

Data da Última Modificação: 5 de outubro de 2018 - 15:39