Visconde do Rio Branco, 24 de maio de 2019

25 de maio de 2018

GRUPO FOLCLÓRICO CENTENÁRIO TÊM APOIO DA PREFEITURA PARA MANTER TRADIÇÃO

Foto: Igor Amin

No dia 12 de maio (domingo), o grupo folclórico Congado Nossa Senhora do Rosário desfilou pelas ruas de Visconde do Rio Branco em homenagem ao Dia da Abolição da Escravatura, comemorado no dia 13 de maio. O grupo é um bem imaterial tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico Municipal e preserva as tradições dos antigos quilombos que povoaram a região do Campo Belo e Tia Velha.

Foto: Igor Amin

O Congado Nossa Senhora do Rosário já tem mais de cem anos de tradição e conta com cerca de 80 integrantes de idades variadas. Os Congadeiros repassam seus conhecimentos aos mais jovens, que assim, recebem o Patrimônio Cultural dos antepassados. “Comecei a desfilar quando nasci, meus pais me ensinaram desde cedo, e tenho muito orgulho de ver meus filhos envolvidos na nossa arte e crença, guardando a nossa raiz”, contou Dona Maria do Rosário Muniz de Mello, de 66 anos, que representa  a Rainha Ginga.

Foto: Igor Amin

Entre os personagens da Congada, estão o Rei do Meio, Rainha Ginga, Rei Congo, Corta Vento, Capitão de Guarda, Caxeiro, Pandeireiros e chocoalheiros, cada um representando uma figura histórica. Confira alguns momentos do desfile, registrado por Igor Amin.

25 de maio de 2018 - 12:54

Data da Última Modificação: 25 de maio de 2018 - 12:54