Visconde do Rio Branco, 24 de maio de 2019

CONGADO PERCORRE RUAS DE VRB HOMENAGEANDO ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

25 de maio de 2018

GRUPO FOLCLÓRICO CENTENÁRIO TÊM APOIO DA PREFEITURA PARA MANTER TRADIÇÃO

Foto: Igor Amin

Foto: Igor Amin

 

 

 

 

 

 

No dia 12 de maio (domingo), o grupo folclórico Congado Nossa Senhora do Rosário desfilou pelas ruas de Visconde do Rio Branco em homenagem ao Dia da Abolição da Escravatura, comemorado no dia 13 de maio. O grupo é um bem imaterial tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico Municipal e preserva as tradições dos antigos quilombos que povoaram a região do Campo Belo e Tia Velha.

Foto: Igor Amin

Foto: Igor Amin

 

 

 

 

 

 

O Congado Nossa Senhora do Rosário já tem mais de cem anos de tradição e conta com cerca de 80 integrantes de idades variadas. Os Congadeiros repassam seus conhecimentos aos mais jovens, que assim, recebem o Patrimônio Cultural dos antepassados. “Comecei a desfilar quando nasci, meus pais me ensinaram desde cedo, e tenho muito orgulho de ver meus filhos envolvidos na nossa arte e crença, guardando a nossa raiz”, contou Dona Maria do Rosário Muniz de Mello, de 66 anos, que representa  a Rainha Ginga.

Foto: Igor Amin

Foto: Igor Amin

 

 

 

 

 

 

Entre os personagens da Congada, estão o Rei do Meio, Rainha Ginga, Rei Congo, Corta Vento, Capitão de Guarda, Caxeiro, Pandeireiros e chocoalheiros, cada um representando uma figura histórica. Confira alguns momentos do desfile, registrado por Igor Amin.



25 de maio de 2018 - 12:54

Data da Última Modificação: 25 de maio de 2018 - 12:54

Comments are closed.