Visconde do Rio Branco, 15 de novembro de 2019

CRIANÇAS AVALIAM INTRODUÇÃO DE PRATO COM PEIXE NO CARDÁPIO ESCOLAR

5 de novembro de 2019

NOVA ALIMENTAÇÃO TEM COMO OBJETIVO OFERECER MELHOR NUTRIÇÃO AOS ALUNOS

Os estudantes da Rede Municipal de Educação estão participando de novos testes de aceitação de pratos diferentes no cardápio da Alimentação Escolar. No final de outubro, os alunos da E. M. Porfírio Saraiva experimentaram um ensopado de peixe, um tipo de carne que é novidade na merenda para a maioria das crianças. Ao final da refeição, todos contribuíram ao depositar um voto na urna, com cédulas em escala hedônica, contendo figuras que representam o que elas sentiram ao comer o preparado.

Foram mais de 100 votos depositados, sendo a grande maioria de aprovação, como foi o caso da escolha de Gustavo Carvalho, de oito anos. “Achei gostoso. Já conhecia peixe, comi no pesque-pague e meu padrasto também pesca no rio na Colônia. A comida de hoje, eu adorei”, contou. Gabriel Benedito, de oito anos, também foi outro aluno que gostou da novidade. “Já conhecia peixe frito e assado, porque comi na minha casa. Eu gostei muito do de hoje, que era ensopado”, falou Gabriel. Porém, nem todo mundo gostou e Lucas Toledo, de nove anos, não quis nem tentar comer. “Nunca gostei de peixe. Hoje também não gostei, nem tive coragem de experimentar”, disse Lucas.

A Escola em que foi aplicado o teste trabalha com Educação Infantil, do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, e a Coordenadora Nilda Corrêa destacou que as crianças agiram muito bem durante a avaliação. “Peixe é muito nutritivo e delicioso, e as crianças que não tem o costume de comer, passarão a ter esse hábito gostoso e saudável. Foi importante deixar elas darem opinião, isso ajuda a estimular a experimentarem e tivemos uma aceitabilidade muito grande. A maioria são crianças de famílias vulneráveis, que estão mais acostumadas com alimentos de fácil preparação, como batata frita, e ter esse cardápio aqui vai ser muito bom para a saúde delas”, relatou Nilda.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Henriques, pontuou que o consumo de pescado na região é muito pequeno devido à dificuldade de acesso ao alimento fresco e questões culturais. “Foi muito legal colocar o peixe como opção de cardápio. Preparamos um prato ensopado, que ficou bonito e atraente, cheiroso, introduzindo este alimento de forma saudável, uma alternativa ao peixe frito que é mais comum. Foi uma surpresa ver a aceitação, pois muitas crianças não conheciam este alimento. Agora, estamos acertando a compra para introduzirmos este prato em todas escolas, exceto em creche, mas teremos desde infantil até o EJA (Educação de Jovens e Adultos”, informou Elaine.

5 de novembro de 2019 - 14:18

Data da Última Modificação: 5 de novembro de 2019 - 14:18