Visconde do Rio Branco, 22 de agosto de 2019

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PREPARA PROFESSORES E SERVIDORES DA EDUCAÇÃO PARA EMERGÊNCIAS

10 de junho de 2019

SEGURANÇA DE ALUNOS É OBJETIVO DO CURSO FORNECIDO PELO SISTEMA FAEMG/SENAR MINAS APOIADO PELA PREFEITURA

Mais de 40 professores e servidores da Rede Municipal de Educação participaram dos cursos SOS Primeiros Socorros nas Escolas, realizado entre os dias 27 de maio a primeiro de junho. A capacitação atende a uma norma exigida pela legislação federal, conhecida como Lei Lucas (Lei nº13.722), e também ao Decreto Municipal 082/2019 (leia aqui),  ambos correspondem à necessidade de prover segurança e eficiência a procedimentos de emergência que podem surgir durante as aulas. Oferecido pelo Sistema Faemg/Senar Minas, o curso é apoiado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco e tem parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O objetivo do curso foi prover servidores capazes de fazer os primeiros procedimentos de socorro em todas as Escolas da Rede. “Enviamos profissionais das 17 Escolas Municipais, pois já tínhamos o intuito de ter o melhor enfrentamento das situações que exigem este conhecimento. Agrademos ao Senar por nos proporcionar esta capacitação gratuita, que certamente poderá salvar vidas”, informou a Secretária Municipal de Educação, Mônica Aad. Para a auxiliar de Educação da E.M. Albertina Lima Coelho, conhecida como Tia Naná, Talita Ferreira, o curso a preparou para situações que podem ocorrer durante o trabalho com crianças. “Já trabalhei em creche, com bebês de seis meses a três anos de idade, e hoje estou na Educação Infantil com crianças de três a cinco anos. O Curso é muito importante, porque pode acontecer um simples engasgo que, se não souber agir, evolui para casos mais sérios”, disse Talita.

As aulas são teóricas, com a exposição da Lei e suas exigências, bem como práticas, quando os participantes podem praticar manobras com o auxílio de um boneco, como explicou a instrutora, Cinthia Feliciano D’Assunção. “Ensinamos sobre a higiene durante os procedimentos para evitar os riscos biológicos, e a parte mais essencial é a avaliação da vítima para saber proceder e identificar para casos de desmaio, crise convulsiva, engasgo parcial e total, evoluindo para paradas cardiorrespiratória, quando treinamos ressuscitação para bebês, crianças adolescentes e adultos” disse Cínthia.  O Mobilizador do Senar em VRB, Cléver Cardoso, comemorou mais esta realização.“Mais um curso que conseguimos trazer para nossa cidade, uma parceria importante com o SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria Municipal de Educação que nos enviou profissionais, inclusive da área rural, para que estejam preparados para ministrar os primeiros socorros. Tudo isso de maneira acessível e gratuita”, disse Cléver.

10 de junho de 2019 - 17:09

Data da Última Modificação: 10 de junho de 2019 - 17:09