Visconde do Rio Branco, 19 de junho de 2019

DEFESA CIVIL DIVULGA ESTUDO DE PREVENÇÃO A DESLIZAMENTOS

28 de junho de 2018

MEDIDA É REALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DE MUROS EM ENCOSTAS COM OBJETIVO DE EVITAR ACIDENTES

Entre os anos de 2012 a 2014, a Defesa Civil de Visconde do Rio Branco realizou estudos de sondagem do solo e topografia para identificar áreas na cidade com risco de deslizamentos e acidentes. A pesquisa foi realizada em parceria com o Ministério da Integração Nacional, identificando 20 locais considerados vulneráveis que passaram a ser monitorados para prevenir desastres. O Governo Federal também aprovou recursos para obras de contenções de encostas e muros gabiões, que ainda serão liberados. Clique aqui áreas de risco defesa civil para conferir as localidades vulneráveis.

A divulgação do documento tem o objetivo de trazer total transparência ao processo, como explica o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Júlio Reis. “Todos os proprietários do locais identificados, que futuramente receberão a obra de prevenção, foram informados e assinaram um documento atestando a consciência registrado em cartório. Inclusive, isto é uma exigência da Caixa, que será a executora, pois as intervenções, em alguns casos, vai passar por dentro do quintal e pode trazer transtornos por um tempo, mas é para a segurança das pessoas”, relatou Júlio.

As 20 áreas identificadas com risco de deslizamento, espalhadas em nove bairros e no centro, são monitoradas constantemente pela Defesa Civil. “Os Bairros Operário e o Alto da Boa Vista recebem mais atenção, pois reúnem mais pontos perigosos. Já o risco de inundação abrange quase a cidade inteira, pois margeamos os rios Xopotó e Piedade. Temos instalados pluviômetros automáticos em várias locais, e temos uma câmera de monitoramento instalada na Ponte do Carrapicho (Centro), que emitirá sinal de alerta caso haja risco de inundação. O trabalho é todo voltado para que o desastre não aconteça”, explicou o Coordenador.

CIDADÃO PODE RECEBER ALERTAS SOBRE RISCO DE TEMPORAIS POR SMS, EM SISTEMA COMPLETAMENTE GRATUITO

Através de cadastro no sistema do Ministério da Integração Nacional, os mineiros podem receber mensagens de texto pelo celular – SMS – com avisos sobre temporais, risco de enchentes e outros desastres naturais previsto para a cidade em que vivem. O sistema é completamente gratuito e para receber os alertas é muito fácil. Basta enviar uma mensagem para o número 40199 com CEP de interesse (no caso, o CEP de Visconde do Rio Branco é 36520-000). Após esse procedimento, o celular do usuário já está apto para receber as informações da Defesa Civil.

O detalhe importante é que é possível cadastrar mais de um CEP. Os alertas são produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

ACESSO A INFORMAÇÃO

Além do trabalho de informação já realizado pela Defesa Civil com proprietários de moradias nas 20 áreas de risco identificadas em VRB, qualquer cidadão pode ler o estudo completo clicando aqui e também a relação com os nomes das ruas que estão neste contexto clicando aqui.

O telefone da Defesa Civil de VRB é  3559-1915.

28 de junho de 2018 - 11:25

Data da Última Modificação: 28 de junho de 2018 - 11:25