Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco

Você sabia?
Visconde do Rio Branco, 26 de março de 2017
Imprimir Email

Notícias

PROJETO COM CINECLUBE ENTUSIASMA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

por Assessoria de Comunicação

20/03/2017 09:59

PROJETO COM CINECLUBE ENTUSIASMA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Inovando na abordagem educativa com os alunos da Rede Municipal, a Prefeitura iniciou uma parceria com o Cineclube que funciona no Conservatório

PROJETO COM CINECLUBE ENTUSIASMA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

O objetivo é estimular a criatividade dos alunos, auxiliando na frequência escolar e inserindo temas sociais através dos filmes assistidos e com mesa redonda ao final

PROJETO COM CINECLUBE ENTUSIASMA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Na última quarta-feira (15), os alunos das Escolas Municipais Cel. Joaquim Lopes (comunidade do Memória), e da E. M. Porfírio Saraiva (Bairro Colônia)

PROJETO COM CINECLUBE ENTUSIASMA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

A curadoria dos curtas exibidos em cada sessão, geralmente três, é feita de maneira que os assuntos levantados dialoguem com a realidade do público

PROJETO COM CINECLUBE ENTUSIASMA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

No final da apresentação, foi feita uma "Batalha de Passinhos" inspirada em um dos filmes

PREFEITURA PREVINE EVASÃO ESCOLAR COM SESSÕES EDUCATIVAS

Inovando na abordagem educativa com os alunos da Rede Municipal, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco iniciou uma parceria com o Cineclube que funciona no Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares para oferecer sessões educativas para crianças e jovens estudantes das Escolas Municipais. O objetivo é estimular a criatividade dos alunos, auxiliando na frequência escolar e inserindo temas sociais através dos filmes assistidos e com mesa redonda ao final. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.

Na última quarta-feira (15), os alunos das Escolas Municipais Cel. Joaquim Lopes (comunidade do Memória), e da E. M. Porfírio Saraiva (Bairro Colônia), assistiram aos curtas “O fim do recreio”, “A festa da Joana” e “Disk Quilombola”. Pâmela Ferreira, de 10 anos, assistiu aos filmes e participou do Desafio do Passinho feito ao final, inspirado em uma dos curtas. “Eu adoro dançar funk e sertanejo, já fiz aula e gostei de participar”, contou Pâmela. Rariane Brás, de nove anos, também participou do Desafio. “Gostei muito do primeiro filme e quando ofereceram para dançar eu quis. Eu danço no recreio, na Escola, e é muito legal”, falou Rariane.

A curadoria dos curtas exibidos em cada sessão, geralmente três, é feita de maneira que os assuntos levantados dialoguem com a realidade do público. “Por exemplo, hoje recebemos uma escola da área rural e outra urbana. Então, os filmes trouxeram um pouco destas realidades e ao final levantamos uma conversa com as crianças, ajudando no conhecimento e reflexão sobre suas vivências, além de alimentar uma boa autoestima”, explicou Rafaella Lima, curadora do Cineclube ao lado de Jáder Barreto.

DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES AUXILIAM APRENDIZADO E FREQUÊNCIA ESCOLAR

“Implantamos estas sessões educativas como uma estratégia para prevenir a evasão escolar, pois as artes contribuem para gerar um ambiente harmônico e agradável, propício para o aprendizado”, contou Rachel Cerqueira, Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação.“A Prefeitura tem investido na Educação para que toda criança tenha expectativas de um bom futuro. Reativamos as aulas de reforço do CAEF em 2013; reformamos Escolas, temos nos empenhado em promover atividades diversificadas. Todo nosso trabalho tem como meta garantir que toda criança e adolescente cumpra o currículo escolar com motivação e boas notas”, destacou o Prefeito Iran.

O Cineclube do Conservatório é integrante da “Rede Cineclubes”, uma das frentes de atuação do projeto "Escola Animada" pertencente ao Polo Audiovisual da Zona da Mata. Em Visconde do Rio Branco, a parceria com a Prefeitura possibilita a realização das sessões educativas com as escolas do município. O coletivo gestor do Cineclube coordena as atividades e o contato e a indicação das escolas é feita pela Secretaria Municipal de Educação, que monta a agenda das sessões.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página