Visconde do Rio Branco, 16 de dezembro de 2019

DIA “D” DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL EM VRB SERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO

7 de novembro de 2019

AÇÃO PROMOVIDA PELA PREFEITURA DESTACARÁ CUIDADOS COM SAÚDE DO HOMEM E PREVENÇÃO CONTRA CÂNCER DE PRÓSTATA

Após o grande engajamento em benefício à saúde da mulher durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco agora direciona os esforços para a campanha temática dedicada aos cuidados com os homens. O movimento Novembro Azul mais uma vez foi aderido na cidade para promover a conscientização acerca da prevenção e da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das principais doenças que atingem o público masculino. O dia “D” da mobilização rio-branquense está marcado para o próximo sábado, a partir de 08h, na Praça 28 de Setembro.

A Gerente da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Ariane Paz, falou sobre a programação do evento, destacando ainda que além desta ação, cada unidade desenvolverá atividades específicas em sua área de abrangência. “Neste sábado será o ponto alto da campanha em VRB e nós vamos disponibilizar testes rápidos de hepatite e sífilis, controle de pressão arterial e da glicemia, além de fazer a atualização da caderneta de vacinação e prestar as devidas orientações. Contaremos com a parceria do curso técnico de enfermagem do Colégio Rio Branco e as nossas equipes que darão todo o suporte para a realização destes procedimentos. Desde o dia 01, os PSF’s já estão atuando em prol da campanha, com cronograma próprio para divulgar informações a respeito do exame de PSA e de outros cuidados com a saúde do homem”, disse.

127 EXAMES DE PSA FORAM OFERTADOS ATRAVÉS DA UNIDADE MÓVEL DA FUNDAÇÃO CRISTIANO VARELLA

Durante a campanha Outubro Rosa, a Prefeitura trouxe, pela quinta vez, a Unidade Móvel da Fundação Cristiano Varella a Visconde do Rio Branco. A estrutura com consultórios e mamógrafo ficou instalada na Praça 28 de Setembro entre os dias 07 e 11 de outubro, proporcionando neste período, de forma gratuita, mais de 500 exames preventivos, entre eles, o PSA, que é um dos indicadores do câncer de próstata. “Na semana em que a carreta da Fundação Cristiano Varella esteve em VRB, disponibilizamos 200 exames de PSA e realizamos 127. A gente fica satisfeito por um momento, mas tínhamos potencial para atingir mais pessoas. Vamos continuar dando atenção aos homens através das nossas unidades, que estão disponíveis para atender a este público que necessita de ter a sua saúde acompanhada”, salientou o Secretário Municipal de Saúde, Thiago de Castro.

“A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores receitas contra o câncer. Com o propósito de difundir esta ideia, anualmente mobilizamos as nossas equipes em torno de campanhas temáticas que chamam a atenção da população. O Outubro Rosa foi um sucesso, com centenas de exames fornecidos pela Prefeitura em um trabalho de parceria com a Fundação Cristiano Varella e durante todo o mês de novembro, seguiremos com uma programação especial para alertar os homens rio-branquenses sobre os cuidados que devem ser tomados para que tenham mais saúde e consequentemente, melhor qualidade de vida”, afirmou o Prefeito Iran.

SERVIÇO:

Dia “D” da Campanha Novembro Azul em Visconde do Rio Branco