Visconde do Rio Branco, 18 de setembro de 2019

EMATER CAPACITA TÉCNICOS PARA NOVO PLANO SAFRA

19 de outubro de 2018

ELABORAÇÃO DE PROJETOS TÉCNICOS PROPICIA ACESSO AO CRÉDITO RURAL

O Banco do Brasil anunciou o Plano Safra 2017/2018, que vai destinar R$ 103 bilhões em crédito para os produtores rurais do país, com juros subsidiados variando de 0,5% a 5,5% ao ano para a agricultura familiar (Pronaf). Para capacitar os técnicos a possibilitarem aos agricultores maior facilidade de acesso aos recursos, a regional da Emater-MG de Viçosa realizou uma capacitação em Visconde do Rio Branco com representantes dos 28 municípios atendidos pelos serviços da entidade, no dia 30 de agosto. Os recursos são obtidos através de projeto montado pelo escritório local e serve para o financiamento de custeio, investimento e comercialização das ações desenvolvidas nas propriedades rurais.

A capacitação debateu experiências, estratégias e ações ligadas à prestação da assistência técnica aos agricultores familiares. Marcelo Libânio, Coordenador Técnico da Unidade Regional de Viçosa, informou que durante o primeiro semestre deste ano a região recebeu R$ 85 milhões em investimentos, sendo R$ 18 milhões de projetos da Emater para agricultores familiares. Temos uma projeção de uma arrecadação maior e estamos ampliando o número de produtores. “Avaliamos nosso papel neste cenário de auxiliar a nossa região a desenvolver a agricultura familiar com o propósito das famílias produzirem mais. Isso se consegue com novas tecnologias, novos equipamentos, compra de matrizes, tudo para melhorar a capacidade de produção. Tenho muitos anos de experiência e sei que a aplicação do crédito dentro das atividades produtivas é um sucesso”, disse Marcelo.

Laurência Guimarães, Extencionista de Bem-estar Social da Emater de VRB, reforçou a necessidade de investimentos na produção de alimentos. “Foi um grande prazer sediar esta reunião, discutindo o plano Safra. Temos encontrado muita abertura no Banco do Brasil e o apoio da Prefeitura para realizar nosso trabalho, que se torna ainda mais importante diante do momento do país em que precisamos prezar, cada dia mais, pelo agricultor familiar”, falou Laurência. Desde novembro do ano passado, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco ampliou o convênio com a Emater, possibilitando a inclusão de um Técnico em Agropecuária na equipe. “Temos o planejamento de desenvolvermos a produção em VRB, e o financiamento subsidiado do Plano Safra é essencial para isto. Estamos apoiando e investindo na Emater, e com isso podemos ver bons resultados que os próprios agricultores nos contam”, afirmou o Prefeito Iran.

19 de outubro de 2018 - 09:15

Data da Última Modificação: 19 de outubro de 2018 - 09:15