Visconde do Rio Branco, 16 de dezembro de 2018

EMATER TRABALHA AGROECOLOGIA COM PRODUTORES DE BANANA EM VRB

8 de agosto de 2018

PREFEITURA INVESTE NA EMATER PARA GARANTIR INOVAÇÃO TÉCNICA NO CAMPO

Agricultores familiares de Visconde do Rio Branco que produzem bananas estão participando de um projeto inovador da Emater para realizar a transição do sistema de produção tradicional para a agroecologia. O objetivo é fazer com que os agricultores deixem de aplicar produtos químicos e reconheçam a eficácia de produtos naturais utilizados como adubo ou como controladores de praga e doenças, prezando pelo desenvolvimento natural das bananeiras. A capacitação começou com um seminário, no dia 19 de julho, e depois uma aula prática (26) em um bananal na região de Santa Juliana.

A transição agroecológica é o processo gradual de adequação do manejo das plantações para métodos sustentáveis, tendo em vista a preocupação com a saúde e o meio ambiente. “É uma forma de cultivo muito melhor para o agricultor, porque ele abandona os agrotóxicos, e para o consumidor, que hoje procura alimentos livres de insumos químicos. Começamos esta provocação com a cana de açúcar e agora estamos com a banana, uma cultura bem difundida em VRB. Daqui a uns quatro meses vamos colher resultados no bananal, pois a planta responde positivamente de uma maneira muito rápida”, contou José Domingos, Técnico em Agropecuária da Emater.

Foi destacado para os cerca de 18 agricultores participantes que a parte mais importante da transição é a decisão do lavrador, que muda a filosofia de seu trabalho. “Queria muito aplicar aqui na lavoura, mas não tinha a técnica. Agora que estou aprendendo, vou mudar meu cultivo para crescer e ampliar minha produção, pois sei que o bananal é mais produtivo com a agroecologia, produzindo mais e gastando menos”, disse Márcio Henrique Vieira, proprietário do sítio onde foi realizada a aula prática, em Santa Juliana. “Até hoje a gente fazia da forma incorreta, com baixa produção. Queríamos mudar para não poluir tanto o solo com produtos químicos, e também pela nossa saúde. O curso veio na hora certa e está excelente, estou muito motivado Só neste início mesmo, já percebemos que estava adubando o solo de forma exagerada e errada, que vou mudar”, contou outro agricultor, Alcir da Cruz Ferreira.

INVESTIMENTO DA PREFEITURA GARANTE ATENDIMENTO INTEGRAL DE PROFISSIONAL PARA PRODUTORES RURAIS

Desde novembro do ano passado, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco ampliou o convênio com a Emater, possibilitando a inclusão de um Técnico em Agropecuária na equipe, sendo que anteriormente a cidade era atendida apenas uma vez por semana por Técnica emprestada de Guidoval. “Quando decidimos investir mais na Emater, já tínhamos o planejamento para provocarmos a transformação da produção para a agroecologia, pois sabemos que é importante para a saúde das famílias que trabalham no campo e também é o grande diferencial que o mercado procura, com consumidores cada dia mais exigentes e preocupados com a saúde física e do meio ambiente. Dessa forma, queremos que nossos agricultores estejam sintonizados com as transformações do mundo atual e aumentem seu mercado e o lucro, aquecendo a economia rural de VRB que é um dos nossos pilares”, afirmou o Prefeito Iran.

8 de agosto de 2018 - 13:40

Data da Última Modificação: 8 de agosto de 2018 - 13:40