Visconde do Rio Branco, 24 de maio de 2019

“FALTÔMETRO”: SETE PSF’S JÁ DESENVOLVEM PROJETO PARA REDUZIR AUSÊNCIAS EM CONSULTAS AGENDADAS

13 de maio de 2019

INICIATIVA DA PREFEITURA OBJETIVA CONSCIENTIZAR PACIENTES E EVITAR FALTAS EM ATENDIMENTOS PREVIAMENTE MARCADOS

A fim de conscientizar os pacientes e, consequentemente, reduzir o índice de ausências em consultas médicas e outros procedimentos disponibilizados pela Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco começou, em abril, a desenvolver o projeto “Faltômetro”. A iniciativa que também objetiva melhorar a comunicação entre usuários e servidores, consiste em um painel afixado nas instalações das Unidades de Saúde, indicando o número de pessoas que não compareceram aos atendimentos previamente agendados.

Os PSF’s do Barreiro I e II, Barra dos Coutos, Piedade, Chácara, Santa Rita e São Jorge foram os primeiros a aderir à ação, que também será realizada nas outras  unidades do município. “Devido as reclamações infundadas que recebemos, nós tivemos essa ideia e decidimos implantar o faltômetro, que é uma forma de expor à população o que acontece na unidade. Mensalmente, faremos um consolidado de todas as atribuições do PSF e de quantas pessoas marcaram atendimento médico, dentista, preventivo e várias outras atividades e não compareceram”, relatou a Gerente da unidade do Barreiro I, Meire Pereira.

De acordo com o Secretário de Saúde, Thiago de Castro, o atual índice de ausências por parte dos pacientes é alto e preocupante. “O faltômetro foi uma iniciativa que partiu da unidade do Barreiro I e devido a sua grande relevância, decidimos estendê-lo aos demais PSF’s, Centro de Saúde Beira Rio e também às consultas especializadas que são disponibilizadas pela Secretaria. Assim, vamos monitorar as ausências dos nossos pacientes, de forma que a gente consiga, em um primeiro momento, informar à população essa realidade, que é preocupante. As faltas são muitas e nós queremos analisar mais profundamente o motivo de isso acontecer, para que o quantitativo de consultas e procedimentos que ofertamos seja aproveitado em sua totalidade, o que não tem ocorrido”, disse.

*Atualizado em: 14/05/2019 às 16h15

14 de maio de 2019 - 16:41