Visconde do Rio Branco, 21 de julho de 2018

FAZENDAS DE PIEDADE DE CIMA SÃO VISITADAS POR EQUIPE DA UFV

11 de julho de 2018

CONVÊNIO ENTRE PREFEITURA E UNIVERSIDADE PREVÊ RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DAS SERRAS

O projeto de recuperação ambiental da Serra de Piedade de Cima, uma iniciativa da Prefeitura de Visconde do Rio Branco em convênio com a Universidade Federal de Viçosa, cumpriu a primeira etapa de visita às propriedades rurais na primeira semana de julho. A ação também envolve a região de Santa Maria, contabilizando cerca de 50% da área já reconhecida pela equipe da UFV. O projeto piloto visa a área de proteção ambiental, que possui os principais mananciais que abastecem VRB, e tem previsão de duração de quatro anos, realizando abertura de barraginhas, cercamento de nascentes e recuperação de áreas degradadas.

A área circunscrita na Serra da Piedade pela equipe do departamento de Geografia da UFV compreende 400 hectares de terra. “Conseguimos fazer o levantamento de todas as propriedades, coletando informações úteis para o trabalho como o tipo de cultivo que aplicam, questões de saneamento e dados socioeconômicos. As pessoas estão extremamente receptivas e estamos com a expectativa de sucesso na colaboração”, informou Dr. André Luiz Lopes de Faria, professor chefe do Departamento de Geografia da UFV. “Tem sido uma experiência muito positiva percorrer a serra, e inclusive já descobrimos pontos passíveis da intervenção do projeto”, contou Carlota de Oliveira, estudante integrante da equipe da UFV.

Além do convênio, a Prefeitura disponibilizou o servidor Jorge Orlando, que é um profundo conhecedor das Serras para auxiliar no reconhecimento. “Estou muito feliz em poder ajudar, estou contribuindo com tudo o que posso e conheço. AS saídas com os estudantes sempre são muito entusiasmadas, e eles estão tendo a oportunidade de ver as riquezas de Rio Branco que poucas pessoas conhecem”, contou Jorge da Água, como é mais conhecido.

PREFEITURA INVESTE EM RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

“Nunca é tarde para cuidarmos do meio ambiente. Já sofremos em épocas de crise hídrica, quando a Prefeitura precisou tomar a frente e abrir poços para que a população não ficasse desassistida. Porém, a ação correta é recuperar e por isso estamos em parceria com a UFV para abrir barraginhas e fazer cercamento das nascentes das serras da Piedade e Santa Maria, onde nascem nossos mananciais. Queremos deixar esta ação como legado para as próximas, além de ser um exemplo para que outras cidades da região também zelem pelas riquezas naturais”, afirmou Prefeito Iran.

11 de julho de 2018 - 14:04

Data da Última Modificação: 11 de julho de 2018 - 14:04