Visconde do Rio Branco, 22 de setembro de 2019

FEIRA DE BOTÂNICA PREENCHE MANHÃ DO ÚLTIMO SÁBADO NO COLÉGIO

29 de agosto de 2019

EVENTO RECEBEU VISITAS DE ALUNOS DE OUTRAS ESCOLAS E DE FAMILIARES DOS ALUNOS

No último sábado (24) aconteceu mais uma edição da Feira de Biologia, realizada anualmente no Colégio Municipal Rio Branco por alunos do 2º Ano do Ensino Médio, pertencentes aos turnos da manhã e da tarde. Sob o tema “Botânica”, 19 grupos de estudantes apresentaram pesquisas sobre fotossíntese, célula vegetal, grupos de plantas e partes das plantas, entre outros assuntos relacionados ao Reino Vegetal. A iniciativa é apoiada pela Direção do Colégio para incentivar a pesquisa acadêmica, bem como fixar o conhecimento adquirido durante as aulas.

A bióloga e professora Virgínia Samôr é responsável pela iniciativa, e destacou que a Feira auxilia a ampliar os conhecimentos dos alunos e também é uma maneira diferente de avaliação. “Para mim é um prazer todo ano fazer a Feira de Biologia, neste ano com o tema “Botânica”. São nomes difíceis de memorizar e os alunos se empenharam muito. É um ramo da biologia que cai no Enem e no PISM, então eles irão aproveitar muito o conhecimento adquirido. Foi muito bom para eles e para mim, pois é uma forma diferente de avalia-los sem ser provas e testes, o que é até surpreendente em casos de jovens que, às vezes, não vão bem em exames mas apresentam o trabalho com muita desenvoltura”, disse Virgínia.

A curiosidade dos alunos foi muito estimulada, e era perceptível o preparo bem feito de cada grupo, como relatou Luíza Teixeira, de 16 anos, do 2º Ano Vermelho. “Foi superinteressante! Aprendemos várias coisas do nosso trabalho que existiam e eu não sabia, como a liberação de gás carbônico pela folha da planta. A gente começou a fazer o trabalho ainda nas férias, o que ajudou a unir nossa amizade ainda mais e deixar tudo bem arrumado”. Outra estudante, Ana Clara Santos, destacou que os trabalhos tem aplicação prática. “Nosso trabalho foi sobre hidroponia, que é uma forma de plantio muito sustentável, que economiza cerca de 90% da água (em relação à agricultura tradicional). A gente pôde ver que tem forma de plantar e produzir sem agredir tanto o meio ambiente”, disse a jovem de 16 anos, pertencente ao 2º Ano vermelho.

A Feira de Botânica aconteceu em um sábado letivo e o Vice-Diretor do Colégio no turno da manhã, É der Rodrigues, ressaltou que foi um momento para aferir a qualidade da aprendizagem.  “É muito gratificante ver esta interação dos alunos e a professora Virgínia está de parabéns, pois preparou muito bem as turmas para falar sobre botânica. Destaco que é um tema muito importante na atual conjuntura que estamos vivendo, falar sobre plantas e meio ambiente. Além do aprendizado dos alunos, eles repassaram com propriedade para os visitantes, inclusive de outras Escolas, um conhecimento que será utilizado em concursos e no Enem”, finalizou Éder.

Clique aqui e veja álbum de fotos da “Feira de Botânica”.

 

 

 



2 de setembro de 2019 - 14:25

Data da Última Modificação: 2 de setembro de 2019 - 14:25

Comments are closed.