Visconde do Rio Branco, 21 de outubro de 2019

FEIRA DO PRODUTOR RECEBE MELHORIAS PARA AMPLIAR E FORTALECER MERCADO

18 de junho de 2019

NOVAS BARRACAS RENOVAM VISUAL E REGRAS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GARANTEM SAÚDE EM ALIMENTOS

A Feira do Produtor recebeu melhorias e novas regras para fortalecer o mercado que acontece todas as quartas, na Praça 28 de Setembro, quando a população tem acesso a alimentos frescos originados na área rural de Visconde do Rio Branco. A iniciativa é da Prefeitura, implantada em 2016, e agora conta com novas barracas para os 15 produtores, mais as cinco barracas de artesanato, e também sistema de garantia de qualidade, apresentado no dia 29 de maio em reunião com todos os feirantes e servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela realização.

Uma explicação sobre Normas de Segurança Alimentar e fiscalização sanitária foram explicadas por Julimara Oliveira, Veterinária da Prefeitura responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “No município, temos dois setores que fazem a fiscalização, sendo eles o SIM, que é responsável pela inspeção de produtos de origem animal, como leite, carnes, ovos, mel, entre outros; e a Vigilância Sanitária (VISA), que atua na fiscalização da comercialização desses produtos de origem animal e demais alimentos, como salgados e comidas prontos. Orientamos os feirantes quanto à legislação, as exigências gerais e combinamos de procurarem o SIM e a VISA para obter informações mais detalhadas, de acordo com o produto que produzem. A partir do segundo semestre, vamos começar a fazer inspeções, o que é muito importante para garantir a qualidade dos produtos e influencia na saúde da população”, explicou Julimara.

A Feira do Produtor faz parte da política de apoio à agricultura familiar, implantada em VRB a partir de 2013. “A Feira tem o diferencial que é só com produtores de Visconde do Rio branco. Agora repomos as 20 barracas, todas novas, e orientamos os feirantes sobre a Vigilância Sanitária, explicando quais produtos passam por fiscalização e necessitam de selo. Daqui prá frente, iremos, além de orientar, fiscalizar. Outra melhoria é que estamos fazendo uma alteração na lei municipal para adequar as novas funções que ela adquiriu com a inclusão dos artesãos, regularizando esta atividade na Feira” disse João Paulo Franco, Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Feira do Produtor

Dia:Toda quarta-feira