Visconde do Rio Branco, 23 de março de 2019

INTEGRAÇÃO ENTRE AGENTES DE SAÚDE E DE ENDEMIAS NO COMBATE AO AEDES É ABORDADA PELA GRS

27 de fevereiro de 2019

VRB TEM APENAS UM CASO DE DENGUE CONFIRMADO; SERVIDORES JÁ TRABALHAM EM CONJUNTO NA PREVENÇÃO AO MOSQUITO

Na manhã da última terça-feira (26), no Auditório Jotta Barroso, a Gerência Regional de Saúde (GRS) promoveu uma palestra voltada para os servidores que atuam como Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em Visconde do Rio Branco. Na oportunidade, foram abordadas a situação do município no que tange o número de casos suspeitos de dengue registrados em 2019 e a importância da integração dos profissionais no fortalecimento das ações colocadas em prática pela Prefeitura para eliminar os focos e evitar a proliferação do Aedes aegypti.

O Secretário de Saúde, Thiago de Castro, ressaltou que para o sucesso do esforço empreendido no trabalho em conjunto das equipes, que já está sendo desenvolvido, é necessário um maior envolvimento da população. “O alto índice de casos prováveis de dengue neste início de ano em Minas, chamou a nossa atenção e antes mesmo do evento da GRS, já havíamos mobilizado os Agentes de Saúde, no sentido de reforçar as medidas realizadas pelos servidores do Setor de Endemias e Zoonoses. Através dessa integração, potencializamos ainda mais as ações de combate, mas é preciso que exista uma dedicação extra dos rio-branquenses, principalmente pelo fato dos criadouros do Aedes estarem em sua maioria dentro das casas. Com as inúmeras frentes de trabalho que são cumpridas e o apoio maciço dos rio-branquenses, esse indesejável mosquito não terá vez por aqui”, disse.

Dos 70 possíveis casos de dengue registrados na cidade desde 01 de janeiro, apenas um foi confirmado, de acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde. “Do total de notificações identificadas através da busca ativa, que acontece diariamente nos PSF’s e Hospital, 43 foram nas últimas quatro semanas. Isso fez com que VRB figurasse no ranking dos municípios com média incidência da doença, conforme a Secretaria de Estado de Saúde divulgou em seu relatório emitido na segunda-feira. Apesar de muitas pessoas terem ficado alarmadas, o nosso atual quadro não é desesperador, considerando que apenas um caso de dengue foi confirmado até agora. Continuaremos empenhados com as ações preventivas por toda a cidade e esperamos, no próximo levantamento, estar longe dessas estatísticas negativas”, finalizou o Secretário.

Faça sua parte no combate ao Aedes:
🏘Cuidados dentro das casas e apartamentos

☑️Tampe os tonéis e caixas d’água;
☑️Mantenha as calhas sempre limpas;
☑️ Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
☑️Mantenha lixeiras bem tampadas;
☑️Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
☑️Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
☑️Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
☑️Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

🏡Área externa de casas e condomínios
☑️Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
☑️Limpe ralos e canaletas externas;
☑️Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
☑️Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
☑️Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Para denúncias relacionadas ao trabalho preventivo ao Aedes, ligue 3559-1939.

27 de fevereiro de 2019 - 16:51

Data da Última Modificação: 27 de fevereiro de 2019 - 16:51