Visconde do Rio Branco, 20 de novembro de 2019

LITERATURA, HISTÓRIA E ARQUITETURA: ALUNOS DO COLÉGIO MUNICIPAL FAZEM VIAGEM A OURO PRETO

21 de julho de 2017

PREFEITURA APOIA COM TRANSPORTE GRATUITO E GARANTE ACESSO DE TODOS ESTUDANTES PARA EXPERIÊNCIA EXTRACLASSE

Uma viagem de campo, realizada na última quarta-feira (19), proporcionou aos alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Municipal Rio Branco conhecer a cidade histórica de Ouro Preto. A atividade extraclasse foi um desdobramento do trabalho de Literatura sobre das escolas Barroca e Árcade, que tiveram seu apogeu durante o ciclo do Ouro no Brasil Colônia, sendo a cidade a principal fonte do minério durante os séculos XVIII e XVII. A Prefeitura de Visconde do Rio Branco concedeu, gratuitamente, o transporte para os 60 alunos inscritos.

Nas ruas e museus de Ouro Preto, os professores contextualizavam os conceitos transmitidos nas aulas, como a arte religiosa, arquitetura, estética e história, enriquecendo o repertório dos estudantes. “Eles estão dentro do cenário onde tudo ocorreu, onde se passou toda a história do arcadismo que culminou na Inconfidência Mineira. Saíram do abstrato para o concreto. Os escritores e poetas deste período também participaram do movimento da Inconfidência Mineira, e a visita a Ouro Preto materializou todo este conhecimento”, explicou Tatiana de Souza Lima, Professora de Língua Portuguesa e Literatura.

Os pontos de visitação foram a Igreja Matriz de Pilar, Museu dos Inconfidentes e a Casa dos Contos. “Fazer esta pesquisa de campo foi excelente. Consegui identificar nas edificações a estética barroca, vi os túmulos  dos poetas árcades Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, aprendi mais sobre a vida deles, sem contar a convivência com professores e colegas de classe”, contou Íris Oliveira, de 16 anos.  “A viagem foi perfeita, amei conhecer o Museu e ver como tudo aconteceu, aprendi bastante”, disse Geice Felício, de 16 anos. “Já estive aqui duas vezes com minha família e contratamos guias, mas com os professores foi muito legal pois eles falaram coisas novas”, falou Michel Giroto, de 17 anos.

PREFEITURA INVESTE EM ATIVIDADES EXTRACLASSE PARA INCENTIVAR EMPENHO DOS ESTUDANTES

“As excursões pedagógicas são atividades interdisciplinares que incluímos nos projetos do Colégio com objetivos como promover novas experiências de conhecimento aos alunos, inovando e diversificando a vivência com a escola”, disse Diego Ingran, Coordenador de Projetos do Colégio. “Assim que soubemos da iniciativa apoiamos com o Transporte Gratuito, garantindo que todos os alunos tivessem acesso a essa aula no local onde fatos importantes da nossa história nacional aconteceram. Uma viagem que pode ser a primeira de alguns deles”, afirmou o Prefeito Iran.

21 de julho de 2017 - 15:49

Data da Última Modificação: 21 de julho de 2017 - 15:49