Visconde do Rio Branco, 16 de dezembro de 2018

MEDICINA ALTERNATIVA AUXILIA PACIENTES DO SUS DE VRB

20 de setembro de 2018

PREFEITURA OFERTA TRATAMENTO COM VENTOSAS, MOCHA, AURÍCULA E MASSAGEM NOS PSF’s

Os usuários das Unidades da Estratégia Saúde da Família de Visconde do Rio Branco estão com acesso gratuito a técnicas de medicina alternativa como ventosas, mocha, aurícula e massagem terapêuticas nas Unidades da Estratégia Saúde da Família. A nova abordagem busca estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, preconizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Atualmente, cerca de 20 pessoas estão recebendo o benefício, disponibilizado pela Prefeitura como forma de diversificar as abordagens terapêuticas da Saúde de VRB.

O atendimento especializado é realizado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), recebendo pacientes indicados pelas as equipes de PSFs, que apresentam quadros mais críticos de dor e outros problemas de saúde. “Vim para a terapia por conta de cinco hérnias de disco que me causam muitas dores nas costas. Não conseguia nem andar direito, agachar então era impossível. Mas, com a ventosa que estou recebendo a dois meses, as dores sumiram. Isso para mim é uma vitória, porque eu sentia dor diariamente, era insuportável, vivia entupida de analgésico e não resolvia nada. Agora estou muito bem”, falou Mônica Firmiano, de 48 anos, moradora da Piedade.

As terapias alternativas são recomendáveis para qualquer tipo de paciente, inclusive gestantes. “Cheguei a fazer fisioterapia convencional particular, mas quando fiquei sabendo desse programa, aderi e faço ventosa e massagem, alternando as semanas. Tem dois meses que iniciei o tratamento e vi melhoras. Como é medicina alternativa, cheguei a desconfiar, mas é muito melhor para uma grávida do que tomar remédios. As dores que sentia no nervo ciático e na lombar estão controladas, estou muito bem, além de ter conseguido economizar pois é tudo gratuito”, contou Josiane Martins, gestante de 36 anos que recebe ventosa e massagem terapêutica.

Raquel Muller é Coordenadora do NASF e Fisioterapeuta responsável pela medicina alternativa. “Em média, a terapia dura dois meses e ao final abrimos novas vagas. Cerca de 80% das pessoas aderem bem ao tratamento e não faltam, e a maioria deles relatam melhoras das dores, enxaquecas, depressão e outros agravos”, disse Raquel. “Também realizamos visitas domiciliares para pacientes crônicos, orientando a família para uma melhor qualidade de vida”, completou Priscila Oliveira, Fisioterapeuta do NASF responsável pela massagem.

PREFEITURA INVESTE NA SAÚDE PREVENTIVA

A prevenção às doenças e a promoção da Saúde tem sido uma ênfase da Gestão Municipal. “Formamos a equipe do NASF por concurso e eles tem inovado na Saúde de VRB, promovendo técnicas que antes a população só tinha acesso na rede particular, e hoje gratuitamente nos nossos PSF. Além da medicina alternativa, tem os grupos de ginásticas que estão mobilizando as pessoas em todos os bairros, inclusive no Centro. Ações como estas ajudam a evitar doenças e sofrimento, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o Prefeito Iran.

20 de setembro de 2018 - 09:44

Data da Última Modificação: 20 de setembro de 2018 - 09:44