Visconde do Rio Branco, 24 de maio de 2019

MÉDICOS E ENFERMEIROS DA PREFEITURA SÃO ORIENTADOS SOBRE DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES

5 de abril de 2019

CURSO DA GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE ATUALIZA PROFISSIONAIS QUANTO A PREVENÇÃO E CUIDADOS

Uma atualização sobre a prevenção e os cuidados necessários a pacientes afetados pela dengue, chikungunya, zika e febre amarela foi tema de uma capacitação realizada com médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Prefeitura de Visconde do Rio Branco, no último dia 26. O curso foi dirigido pela Gerência Regional de Saúde, com sede em Ubá, que tem uma agenda anual de visitas aos municípios da região, abordando temas como o manejo clínico das arboviroses (nome técnico do conjunto de doenças transmitidas por insetos, entre eles, o Aedes Aegypt).

Profissionais das nove unidades da Estratégia Saúde da Família de VRB participaram da capacitação. “É nestas unidade que podemos trabalhar de forma a evitar o agravamento dos pacientes ou o diagnóstico oportuno e o atendimento adequado diante de um caso suspeito. VRB e a região passa por um período de baixa incidência destas doenças, e o trabalho de prevenção é essencial para que a população continue com mais saúde”, disse Fátima Yasbik, Coordenadora de Vigilância do Núcleo de Epidemiologia, Saúde e Ambiental e Saúde do Trabalhador, que ministrou o curso junto ao Dr. Cleverson Mosqueira, Referência Médica da Vigilância de Saúde.

Dos cerca de 100 possíveis casos de dengue registrados na cidade em 2019, apenas cinco foram confirmados, de acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (confira abaixo). “O empenho dos servidores da Zoonoses e dos PSFs tem sido exemplar, trabalhando para evitar novas epidemias. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é dirigir as ações para prevenção mesmo, porque estas doenças são graves, podem matar ou causar danos irreversíveis. Esperamos que cada cidadão também assuma a responsabilidade de verificar e eliminar possíveis focos nas suas casas”, finalizou o Secretário da pasta, Thiago de Castro.

Faça sua parte no combate ao Aedes:

🏘Cuidados dentro das casas e apartamentos

☑️Tampe os tonéis e caixas d’água;

☑️Mantenha as calhas sempre limpas;

☑️ Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

☑️Mantenha lixeiras bem tampadas;

☑️Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

☑️Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

☑️Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

☑️Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

🏡Área externa de casas e condomínios

☑️Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

☑️Limpe ralos e canaletas externas;

☑️Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

☑️Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

☑️Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

5 de abril de 2019 - 16:23

Data da Última Modificação: 5 de abril de 2019 - 16:23