Visconde do Rio Branco, 21 de novembro de 2019

NOVA SEDE DA DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL GARANTE MAIOR EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

27 de junho de 2019

ALUGUEL DE IMÓVEL QUE ABRIGA AS ATIVIDADES DO ÓRGÃO É TOTALMENTE CUSTEADO PELA PREFEITURA DE VRB

A mudança de endereço da Delegacia de Polícia Civil de Visconde do Rio Branco completa um ano no próximo dia 29. Projetadas e construídas exclusivamente para suprir as necessidades do órgão, as novas instalações possibilitaram aperfeiçoar a qualidade do atendimento, proporcionando mais comodidade à população e garantindo maior eficiência nos serviços disponibilizados. Situado na Avenida Dr. Lelé, o imóvel tem o seu aluguel totalmente custeado pela Prefeitura, em uma iniciativa que visa oferecer melhores condições de trabalho ao efetivo que atua na segurança pública da cidade.

Diferentemente da antiga sede, as atuais dependências dispõem de ampla estrutura física, com salas para comportar todos os setores da PC, alojamento destinado aos policiais vindos de outros municípios, além de um espaço específico para o departamento de trânsito, que passou a registrar a média de mil procedimentos realizados por mês, entre vistorias e aplicação de lacres nas placas dos veículos. “Na Delegacia anterior, por não ser um prédio próprio para as nossas atividades, o número de salas era muito pequeno e os escrivães tinham que dividir o mesmo local, o que causava situações constrangedoras em certos momentos. Agora, com mais estrutura, a gente consegue dividir melhor as tarefas e prestar um atendimento qualificado aos cidadãos. Na nova sede, também temos uma garagem para as viaturas, que ficavam na rua, e um galpão adequado para fazer as vistorias, que antes aconteciam em via pública com transtornos em dias de sol forte e quando chovia, não era nem possível realizá-las”, relatou o Delegado da Polícia Civil de VRB, Dr. Aldrey Toledo.

SETOR DE IDENTIFICAÇÃO CONFECCIONA CERCA DE 150 RG’s MENSALMENTE

Por conta da falta de profissional credenciado, a emissão de carteiras de identidade em Visconde do Rio Branco ficou paralisada durante um período. Sanada essa pendência, com a cessão de um servidor da Prefeitura, que recebeu a qualificação exigida para executar o serviço, o documento voltou a ser expedido na cidade, mediante agendamento presencial no setor de identificação da Polícia Civil. Atualmente, cerca de 150 RG’s são confeccionadas por mês, com prazo de entrega em até sete dias úteis.

“A confecção da carteira de identidade é um serviço bem específico e nós tivemos problemas com os profissionais que estavam responsáveis por essa parte. Alguns tiveram que regressar ao órgão de origem, em outros casos o funcionário que nos foi cedido não era efetivo da Prefeitura, o que passou a ser uma exigência. Ainda na antiga sede, começamos a normalizar essa situação, com a vinda de uma servidora que passou pelo curso de identificação em Belo Horizonte. Porém, em razão de uma defasagem de tempo, dava-se um volume grande de pessoas querendo fazer o RG, acarretando filas e transtornos. Hoje, a nossa demanda é até menor em relação à quantidade de cédulas que nos são disponibilizadas”, explicou Dr. Aldrey.

PREFEITURA INVESTE MAIS DE R$ 300 MIL POR ANO EM CONVÊNIO COM A POLÍCIA CIVIL

Além de arcar com o valor do aluguel da sede da Delegacia, a Prefeitura mantém um convênio de R$ 150 mil por ano com a Polícia Civil e fornece sete servidores para auxiliar investigadores e escrivães, que custam mais de R$ 100 mil anuais na folha de pagamento. “Esse apoio é essencial para o bom funcionamento da Delegacia. Se os funcionários cedidos não estivessem conosco, as atividades desenvolvidas por eles teriam que ser realizadas por policiais e com isso, quase não teríamos investigadores nas ruas a serviço da população”, concluiu o Delegado.

“Apesar de todos os problemas que temos enfrentado nos últimos tempos, mantivemos em dia os convênios com as Polícias Civil e Militar. Além dos valores repassados mensalmente, procuramos dotá-las de uma boa estrutura e estamos sempre dispostos a apoiar quando somos solicitados. Outro investimento na área da segurança é a constante melhoria da iluminação pública. Realizamos no mês passado, a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de LED em quase 250 pontos de luz. Fizemos também a instalação de postes no trevo do Felipinho, o que foi importante para diminuir o índice de criminalidade nesta área. E, se tudo der certo, vamos colocar em prática o planejamento para levar as câmeras do Olho Vivo às entradas e saídas da cidade. As dificuldades são muitas, mas continuamos empenhados, trabalhando pela qualidade de vida dos rio-branquenses”, afirmou o Prefeito Iran.

21 de julho de 2019 - 17:08

Data da Última Modificação: 21 de julho de 2019 - 17:08