Visconde do Rio Branco, 22 de setembro de 2019

NOVO MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO É REALIZADO COM APOIO DA PREFEITURA

24 de maio de 2019

AÇÃO FOI ARTICULADA PELA PARCERIA ENTRE ASSORIPA, ARCA E COMISSÃO DE DEFESA DOS ANIMAIS DA OAB

A união entre a Associação Rio-branquense de Proteção aos Animais (Assoripa), Amigos Reunidos pela Causa Animal (ARCA) e a Comissão de Defesa dos Animais da 42ª Subseção da OAB/MG trouxe mais uma vez a Visconde do Rio Branco, o mutirão de castração da Sociedade Ubaense de Proteção aos Animais (SUPA). A ação que acontece desde quinta-feira (23) e prossegue até sábado (25), em frente ao Estádio Joseph Lambert, no Alto da Boa Vista, recebeu o apoio da Prefeitura, que forneceu as instalações elétricas e hidráulicas para o funcionamento do castramóvel, além de custear mais de 80 cirurgias de esterilização, direcionadas aos cães e gatos abandonados que estão em vias de serem encaminhados para a adoção.

Acompanhando o transcorrer da iniciativa, o Secretário de Saúde, Thiago de Castro, ressaltou que esta é apenas mais uma de muitas ações que estão planejadas para acontecer na cidade, como parte da política pública para controle populacional e proteção dos animais. “É com grande satisfação que iniciamos mais uma ação, de outras que a gente espera que sejam realizadas, para a castração de animais. Agradeço o apoio da SUPA, com a participação da Assoripa, a Arca e da Comissão de Defesa dos Animais da OAB, dentro desse processo que já era existente, mas que agora está mais efetivo, em uma atuação conjunta nossa em prol dos animais. Precisamos sim dar devida atenção a eles e alertar os rio-branquenses quanto a situações como a posse responsável e o cuidado com cães e gatos, que são questões que passam pelo trabalho de controle populacional que estamos implementando”, disse.

O trabalho de parceria em benefício da causa animal foi destacado pela equipe voluntária que articulou o terceiro mutirão de castração promovido em VRB. “Vejo esse esforço com emoção, pois são muitos animais em sofrimento e tudo começa com a castração e a conscientização. Graças a Deus, com essa parceria entre as ONG’s e o apoio da Prefeitura, a possibilidade de isso acontecer é bem maior”, relatou Dionir Mantoan, representante da ARCA. “Fizemos uma união em prol dos animais, porque o objetivo é o mesmo. Este trabalho é um sonho realizado para todos nós. Em breve o nosso castramóvel estará regularizado para rodar pela zona rural e bairros da cidade, em um projeto com o auxílio da Prefeitura”, falou Cida Lopes, da Assoripa.

A previsão é que aproximadamente 200 animais sejam atendidos durante os três dias de trabalho, que oferece a castração social gratuita às pessoas que não tem condições de arcar com o procedimento e também mediante o pagamento de um valor simbólico a quem se interessar em realizar a cirurgia em cães e gatos de estimação. “Estou achando muito bom. Com esse benefício que consegui castrar a minha cadela. Se fosse de outra maneira, para tirar mais dinheiro, ia passar apertado. Eu não teria condições”, contou Maria Luiza Teixeira, moradora do bairro Coronel Joaquim Lopes.

SERVIÇO:

3º Mutirão de Castração em VRB