Visconde do Rio Branco, 19 de junho de 2019

PARLAMENTO JOVEM DE VRB PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL EM JUIZ DE FORA

6 de julho de 2018

PREFEITURA APOIA PROJETO IMPLEMENTADO PELA CÂMARA PARA ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

Os participantes do Parlamento Jovem 2018, realizado pela Câmara de Vereadores e Assembleia de Minas, estiveram em Juiz de Fora para o 2º Encontro Regional da Zona da Mata e Caparaó do programa, que promove a formação política de estudantes do ensino médio e cria a oportunidade de conhecer melhor os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Neste ano, o PJ aborda o tema “Violência contra a Mulher” e obteve apoio da Prefeitura de Visconde do Rio Branco cedendo profissionais do Centro de Referência da Mulher, estrutura física do Colégio Municipal Rio Branco e transporte para os quatro encontros regionais.

Além de participarem de atividades realizadas no Colégio Jesuítas, o grupo também esteve no Campus da UFJF, momentos em que a integração e a troca de conhecimentos foram intensos entre os jovens. “Quando entrei no PJ, não sabia pensar nos outros. Aprendi a ter empatia e enxergar as mudanças que nossa cidade precisa”, contou Natany Dornelas, de 18 anos, estudante do Colégio Municipal Rio Branco. “Conhecia pouco sobre a situação das mulheres, sobre o assédio sexual, coisas importantes que aprendi através do PJ”, falou Wagner Bento, de 16 anos, da Escola Estadual Celso Machado. “Toda semana tem reunião do Parlamento, que são ótimas. Entendi sobre como funciona o governo, a política, e aprendi a ter compromisso e responsabilidade”, relatou João Vítor Teixeira, aluno da Escola Rafaella Minicucci.

A percepção do amadurecimento social dos jovens é notável. “Estes adolescentes poderão estar amanhã dirigindo os Três Poderes, e no PJ eles aprendem qual o verdadeiro papel de legislativo, executivo e judiciário. Vemos claramente a evolução deles, como a visão de mundo é transformada ao longo das atividades”, contou o Vereador Reginaldo Bastos, Diretor da Escola do Legislativo Antônio Pedro Nolasco da Câmara Municipal. “Eles vivenciaram mais uma experiência de cidadania e respeito às opiniões, contribuindo para a construção do documento final que será encaminhado à Comissão de Participação Popular (CPP) da Assembleia de Minas ao cumprir a missão importante auxiliar a renovação e melhoria da nossa legislação, em benefício das mulheres vítimas de abusos” disse Claudiney Malta, Coordenador do PJ de VRB.

PREFEITURA REFORÇA PARCERIA COM LEGISLATIVO PARA REALIZAÇÃO DO PARLAMENTO JOVEM

O tema “Violência contra a Mulher” é de interesse da Gestão Municipal, de acordo com o Prefeito Iran. “Abrimos o 1º Centro de Referência da Mulher neste ano, inclusive conseguindo a doação de um carro do Estado, através do Deputado Durval Ângelo, para apoiar neste novo trabalho para proteger nossa população feminina. Quando soubemos do tema do PJ, nos dispomos para trabalhar em conjunto com a Câmara para colocar trazer ainda mais evidência para esta pauta. Repudiamos os abusos e violência que as mulheres sofrem, por isso mesmo investimos na Rede de Proteção e iniciativas como esta, que sensibiliza e conscientiza nossos jovens”, afirmou Iran.

6 de julho de 2018 - 09:02

Data da Última Modificação: 6 de julho de 2018 - 09:02