Visconde do Rio Branco, 20 de janeiro de 2019

PRAÇA 28 DE SETEMBRO TERÁ CINEMA AO AR LIVRE NESTE SÁBADO

16 de agosto de 2018

PREFEITURA APOIA PROJETO QUE FAZ PARTE DA COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DA EMPRESA PIF PAF

A Praça 28 de Setembro se transformará em um cinema ao ar livre, no próximo sábado (18), a partir das 19 horas. A população está convidada a assistir, gratuitamente, a três filmes de classificação livre (veja sinopses abaixo). A Prefeitura de Visconde do Rio Branco apoia o  Projeto Cinema na Praça, promovido pela  PifPaf, indústria de alimentos que, em comemoração aos 50 anos de fundação, leva sessões  itinerantes de cinema a 10 cidades mineiras.

Os três filmes têm duração de cerca de 30 minutos cada, com conteúdo infanto-juvenil que abordam temas como ética, respeito ao meio ambiente e pluralidade cultural, de grande importância para formação de crianças e adolescentes. A ideia é levar cultura a quem não tem acesso, disponibilizando ainda oportunidade de entretenimento e lazer aos moradores. “É uma pena que nossa cidade não conte mais com uma sala de cinema. Temos apoiado iniciativas como a formação de Cineclubes, principalmente integrando alunos da Rede Municipal de Educação, e esta proposta do cinema ao ar livre é diferenciada, abrindo espaço para a participação de qualquer pessoa”, disse o Prefeito Iran.

O projeto já passou pelas cidades de Araxá, Patrocínio,  Piumhi, Capitólio, Divinópolis e Formiga. Agora chegou a vez de Visconde do Rio Branco. Serão exibidos filmes também em Viçosa; além de Teófilo Otoni e Montes Claros, ainda neste ano.

Sinopse dos filmes:

“O chute mais forte do bairro” (duração: 30 minutos)

O filme aborda o tema ética ao contar a história de Theo, um menino que, em um instante de entusiasmo, quebra a vidraça do Tio Juvenal com uma bola. Para se livrar do aperto, conta uma mentira. Ele percebe que fez a coisa errada, mas não sabe como corrigir o erro. É aí que a amizade surge como apoio e segurança para enfrentar essa situação difícil. Por meio da história, o filme trabalha os conceitos de valentia, honestidade, o valor das palavras, o auxílio dos amigos e a serenidade para julgar pessoas e fatos.

“ Um convite difícil de engolir e Onde está o seu meio ambiente? (duração de 30 minutos)

Aborda o tema pluralidade cultural ao contar a história de Mai, um descendente de japoneses. No caminho para um almoço especial na casa da Mai, as crianças recordam que ela é descendente de orientais e que já ouviram dizer que japoneses comem peixe cru. E agora? Eles não querem correr o risco de provar comidas diferentes, mas também não querem desagradar a amiga. O que fazer? O filme trabalha os conceitos de de ampliação do conhecimento sobre hábitos culturais, cortesia, gentileza, aceitação das diferenças e flexibilidade.

“Onde está o seu meio ambiente? ” (30 minutos)

O tema meio ambiente é abordado no filme ao contar a história de um grupo de crianças que saem de uma aula de geografia animadas a salvar o planeta da poluição. Mas, da observação do caminho de volta para a casa, surgem as perguntas: onde está nosso meio ambiente? Onde ele realmente começa e no que podemos contribuir mesmo para sua preservação?  O enredo falar sobre a importância de atitudes como pensar e atuar; observação e reflexão; compromissos da vida coletiva; e adaptação frente às dificuldades.

Serviço:

Projeto Cinema na Praça em  Visconde do Rio Branco