Visconde do Rio Branco, 21 de novembro de 2019

PREFEITO IRAN VISTORIA AÇÕES DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS SERRAS

28 de junho de 2019

PARCERIA COM IEF E PIF PAF OTIMIZA TRABALHO COM DIMINUIÇÃO DE CUSTOS E AGILIZA TAREFAS

O Prefeito Iran vistoriou as ações do projeto de recuperação das Serras de Santa Maria e Piedade de Cima na última semana de junho. O trabalho ambiental empreendido pela Prefeitura, que tem como meta proteger e recuperar as áreas das nascentes que abastecem os principais mananciais de Visconde do Rio Branco, conquistou parceiros como o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Indústria de Alimentos Pif Paf, contribuindo para diminuir os custos e agilizar tarefas. O Prefeito visitou o Viveiro Municipal, onde 30 mil mudas estão em produção para plantio no período de chuvas, e também uma propriedade em Santa Maria que já recebeu o cercamento de nascentes.

As ações que serão feitas ao longo de quatro anos, período previsto pela proposta desenvolvida pela UFV, compreendem o cercamento de nascentes (fase atual), plantio na área cercada, abertura de barraginhas e curva de nível. “Estamos na região nas áreas de mananciais que abastecem a Estação de Tratamento de Água da cidade. Tem mais de um ano que iniciamos este projeto e essa primeira etapa é de cercamento de 100 hectares e o plantio de 105 mil mudas. A parceria do IEF, da PIF PAf e dos produtores rurais são de absoluta importância. Inclusive, estamos elaborando uma lei para os proprietários que aderirem receberem, por ano, um valor por hectare dedicado ao projeto. Tenho certeza que as pessoas entenderão a importância de ter área de mata protegendo nascentes, e assim teremos mais água para a população e para as próximas gerações”, afirmou o Prefeito Iran.

Em abril, duas máquinas de perfuração de solo foram doadas pela Indústria de Alimentos Pif Paf em reunião na sede da empresa. A tecnologia auxilia e agiliza o trabalho de cercamento de áreas protegidas, que compreende a etapa atual do trabalho, e também será utilizada no plantio das mudas, previsto para ser iniciado em novembro deste ano.  Já o IEF entrou na parceria ainda em 2018, doando mais de 100 mil mudas e adubo para o reflorestamento das áreas de nascentes, além de materiais para o cercamento como mourões, arame, balancinho e grampo.

28 de junho de 2019 - 13:03

Data da Última Modificação: 28 de junho de 2019 - 13:03