Visconde do Rio Branco, 16 de dezembro de 2018

PREFEITURA ADOTA MEDIDAS DE CONTENÇÃO PARA MANTER SERVIÇOS ESSENCIAIS AOS RIO-BRANQUENSES

8 de agosto de 2018

AJUSTES PRESERVAM SALÁRIO DE SERVIDORES E GARANTEM ADIANTAMENTO DA 1ª PARCELA DO 13º

Reunião com o Prefeito Iran e Vice Prefeito Maurício anunciou aos Secretários Municipais as medidas de contenção de despesas

A queda na arrecadação aliada à constante falta de repasse tem sido um grande problema para a maioria dos 853 municípios mineiros. A recessão que o país atravessa prejudica o orçamento das Prefeituras, que enfrentam inúmeras dificuldades para manter os compromissos e, assim, arcar com os serviços prestados à população. Diante deste cenário, a gestão municipal de Visconde do Rio Branco divulgou uma série de medidas de contenção de despesas (Decreto 115/2018), preservando os programas sociais, o pagamento de fornecedores e os salários do funcionalismo, que inclusive receberam o adiantamento da primeira parcela do 13º salário em julho.

Entre os cortes aplicados neste ano em VRB, está o cancelamento da Exposição por ocasião do aniversário da cidade; redução do quantitativo de horas extras em até 30%(trinta por cento); diminuição da quantidade semanal de combustível da frota municipal; e suspensão do início de novas obras. “Muitos municípios já estão devendo fornecedores e não veem como pagar os servidores. Tivemos notícia de que há Prefeituras que não estão pagando os professores ou que pretendem cortar salários. Não queremos penalizar o nosso funcionalismo, muito menos a população que mais precisa dos serviços públicos, por isso, optamos por cortar o que vimos não ser essencial neste momento de arrocho financeiro”, relatou o Prefeito Iran.

Segundo levantamento da Associação Mineira de Municípios (AMM), 30% das cidades do Estado não tem orçamento para arcar com o benefício do 13º salário aos servidores. “Em meio à crise, honramos nossos cerca de 1.200 servidores com a primeira parcela do 13º e estão com o salário em dia. Assim, acreditamos que o trabalho importante que cada servidor presta para a população será mantido em qualidade e prestatividade, como resposta a este esforço em preservá-lo dos ajustes. A cada dia recebemos menos repasses, porém, nossas responsabilidades aumentam diante da comunidade. Infelizmente, estamos sendo obrigados a tomar medidas impopulares, mas necessárias. São escolhas pensadas para o bem da maioria”, disse o Prefeito.

RECURSO DA EXPOSIÇÃO SERÁ DESTINADO PARA O NOVO PRONTO ATENDIMENTO MUNICIPAL 24H

Desde o dia 1º de julho está em funcionamento o Pronto Atendimento Municipal 24h, implantado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco no Centro de Saúde Beira Rio após a unidade receber novos equipamentos e ampliação da equipe. Até o momento, o registro aponta uma média de 80 atendimentos por plantão, sendo acolhidos por médicos, enfermeiros e técnicos. Caso necessário, o P.A. conta com ambulância de prontidão para, após estabilização do quadro do paciente, encaminhar ao Hospital São João Batista, que continua com a porta aberta pela Rede de Urgência e Emergência, devido ao contrato conquistado pela Prefeitura com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em 2013.

Para garantir e melhorar este serviço de Saúde para a população, a Prefeitura planeja terminar a construção do Centro de Especialidades Médicas integrado ao Pronto Atendimento Municipal 24h, em um prédio completamente novo que em breve será iniciada a fase de acabamento. “Ao decidir não fazer a Exposição, optamos por investir esse recurso na conclusão desse novo prédio, que será essencial para o bem-estar das pessoas. A obra está adiantada e não podemos abrir mão deste benefício para a comunidade. Temos a expectativa de entregar tudo pronto e novo até abril de 2019”, afirmou o Prefeito Iran.

8 de agosto de 2018 - 16:12

Data da Última Modificação: 8 de agosto de 2018 - 16:12