Visconde do Rio Branco, 22 de agosto de 2019

PREFEITURA ADQUIRE DESFIBRILADOR AUTOMÁTICO PARA TODOS PSF’s

31 de julho de 2019

EQUIPAMENTO NAS UNIDADES PODE SER UTILIZADO EM CASOS EM QUE É ACIONADO SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA

Todas as 10 unidades da Estratégia Saúde da Família da Prefeitura de Visconde do Rio Branco foram equipadas com Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) no início de julho. A melhoria possibilita estabilizar pacientes que venham ter mal súbito para um encaminhamento adequado às unidades de emergência, como o Pronto Atendimento 24 horas e o Hospital São João Batista. O DEA tem como função descarregar cargas elétricas na parede torácica de um paciente que se encontra em quadro de arritmia cardíaca, revertendo o quadro em tempo hábil para evitar perda ou danos em funções cardíacas e cerebrais.

O PSF de Santa Maria, primeira da área rural de VRB, recebeu um DEA e o complemento de um eletrocardiógrafo, como explicou Fernando Villas, Enfermeiro da Unidade. “Foi um ganho muito grande para nós. No paciente que chega com dor no peito, pressão muito alta, e outros sintomas, fazemos o exame como o ECG que é muito moderno, porque emite um laudo. Então o médico já sai com essa segurança, de um laudo de ECG na mão para encaminhar o paciente, caso seja preciso transferir para o Hospital. Já o desfibrilador, por sermos uma unidade muito distante, serve para socorro do paciente que chegar com quadro de parada cardiorrespiratória, possibilitando o profissional médico reverter este quadro de infarto. Também temos duas balas de oxigênio para ajudar no monitoramento da pessoa que se encontra em situação de emergência. Tudo isso foi um ganho muito grande para a comunidade de Santa Maria e para nós, profissionais, para melhoria da qualidade do atendimento”, disse Fernando.

O foco do trabalho dos PSFs é a prevenção e a promoção da Saúde, não sendo o local indicado para emergências. Porém, casos podem ocorrer em que são necessárias manobras urgentes, como contou o médico Dr. Humberto Slaibi, da equipe do PSF Santa Rita. “Estamos sendo presenteados com o desfibrilador, que é de grande utilidade. Na nossa experiência de médico, temos o risco maior de ter um paciente em estado grave que necessite desse aparelho à mão, e aqui tendo este portátil podemos levar para a casa do paciente, levar em uma ambulância, conseguindo manter ele vivo até uma unidade de saúde mais avançada. Eu já tive a experiência, uma vez, em que tivemos que fazer massagem cardíaca e medicação, até chegar o socorro. Essa melhoria é um grande avanço para nossa cidade, estão de parabéns a Secretaria de Saúde e o Prefeito Iran, visando a proteção e a valorização da vida de cada cidadão rio-branquense”, falou o médico.

INVESTIMENTO DA PREFEITURA É PROVENIENTE DE EMENDA PARLAMENTAR

Ariane Paz, Coordenadora da Atenção Básica, destacou o DEA não habilita os PSFs a se tornarem unidades para emergências, sendo uma precaução para eventualmente ser acionado. “Ele é um equipamento bem didático, indica as funções como um computador, que vai dando os comandos para ser feito o atendimento. Contudo, é apenas para termos mais resolutividade nas Unidades até o socorro, podendo estabilizar o paciente ali a caminho do Hospital, apenas para uma eventualidade”, disse Ariane.

O Prefeito Iran destacou que a melhoria foi possível através da Emenda Parlamentar entregue pelo Deputado Júlio Delgado. “Temos dez PSFs, espalhados pelos bairros e um na área rural, e conseguimos um recurso com o Deputado Júlio Delgado que proporcionou a compra destes desfibriladores, que é de suma importância para primeiros socorros em casos de emergência. Os PSFs não são setores de urgência, mas tivemos esta iniciativa para auxiliar a estabilizar pacientes. Então vamos continuar trabalhando para conseguir emendas parlamentas como esta, conquistada pelo Vereador Alex, e fica meu agradecimento aos dois por mais esta melhoria”, afirmou o Prefeito.

31 de julho de 2019 - 14:10

Data da Última Modificação: 31 de julho de 2019 - 14:10