Visconde do Rio Branco, 20 de janeiro de 2019

PREFEITURA ANUNCIA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE SERVIDORES PARA OS PRÓXIMOS DOIS MESES

1 de novembro de 2018

RETENÇÃO DE RECURSOS PELO ESTADO PREJUDICA CONTAS MUNICIPAIS E SALÁRIO DO FUNCIONALISMO É PRIORIDADE DA GESTÃO

A retenção de mais de R$11 milhões em recursos pertencentes à Prefeitura de Visconde do Rio Branco pelo Governo do Estado obrigou a gestão fazer uma programação do pagamento do salário dos servidores para os próximos dois meses. A medida foi anunciada em reunião na última quarta-feira (31), quando o Prefeito Iran demonstrou a servidores efetivos das diversas Secretarias Municipais o levantamento do déficit gerado pela falta de repasses desde o início deste ano. Em agosto, uma série de medidas de contenção de despesas foram aplicadas (Decreto 115/2018), preservando os programas sociais e os salários do funcionalismo, que inclusive receberam o adiantamento da primeira parcela do 13º salário em julho.

Segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM), 90% dos prefeitos não têm condições de pagar a gratificação natalina devido à escassez de caixa. “Demonstramos para os servidores que nosso trabalho está direcionado para manter o salário em dia. Mesmo com as dificuldades, teremos atrasos de apenas dois a três dias úteis, e o 13º será pago no dia 20 de dezembro. Dessa forma, vamos fechar o ano honrando nosso compromisso com os trabalhadores. Porém, se o Governo do Estado não acertar pelo menos parte do que nos deve, teremos problemas para manter programas da educação e da saúde no ano que vem. Já fizemos cortes importantes, como cancelamento da Exposição por ocasião do aniversário da cidade; redução do quantitativo de horas extras em até 30% (trinta por cento); diminuição da quantidade semanal de combustível da frota municipal; e a suspensão do início de novas obras, realizando somente manutenções mínimas. Todas estas medidas são o que têm tornado possível nosso funcionamento neste momento de recessão”, explicou o Prefeito Iran.

Uma das servidoras que compareceu à reunião foi a Coordenadora da Creche Vanda Barreto, localizada no Capitão Gonçalo, Aparecida de Freitas. “Tenho mais de trinta anos de serviço público e louvo a coragem do Prefeito Iran por não deixar nosso pagamento prejudicado. Ficar sem salário poderia nos deixar vulneráveis, perdendo o crédito e muitos acabariam se endividando. Então, esta atitude de priorizar o nosso salário tem que ser valorizada”, comentou Aparecida. “Disse a eles que, com o pouco dinheiro que temos em mãos, a prioridade número um é o pagamento dos funcionários e aposentados porque são famílias que dependem disso para viver. Estamos, bravamente, mantendo o transporte assistencial da Saúde, a Merenda Escolar de qualidade, os postos de Saúde funcionando, e assim pretendemos resistir até onde conseguirmos ante a falta de repasses”, finalizou o Prefeito Iran.

Confira o calendário de pagamento:

1 de novembro de 2018 - 10:04

Data da Última Modificação: 1 de novembro de 2018 - 10:04