PREFEITURA ARTICULA PARA VRB INTEGRAR POLO AUDIOVISUAL DA ZONA DA MATA

PROJETO É UTILIZAR VOCAÇÃO MUSICAL DA CIDADE NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA

A Prefeitura de Visconde do Rio Branco está em articulação com o Polo Áudio Visual da Zona da Mata, que tem sede em Cataguases, para que a cidade seja incluída na produção cinematográfica em crescimento na região. Na última quarta-feira (12), representantes do Polo se reuniram com o Prefeito Iran para tratar sobre as possibilidades de desenvolvimento cultural da cidade e a atração de recursos para projetos rio-branquenses.

O Secretário Municipal de Administração, João Paulo Franco; e o Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Cléber Lima, participaram da reunião. “Temos muitas ideias de como participar do Polo. A principal é sermos os produtores de áudio, criando trilhas sonoras, gravando, enfim, provendo este serviço que é uma vocação que possuímos. É um projeto de longo prazo, que requer investimento, mas que temos o interesse de colocar em prática”, disse Cléber Lima.

Segundo César Piva, Diretor Executivo da Agência do Polo Audiovisual da Zona da Mata, o estreitamento com a cidade já está acontecendo. “Temos um Cineclube funcionando no Conservatório de Música, com o Jáder Barreto e a Rafaella Lima, e já tem parceria com a Prefeitura. A relação com a música é um fator a ser canalizado, com poder de transformar a cidade em um centro de produção de economia criativa, produzindo para a cinematografia as trilhas, captação de som, efeitos sonoros, enfim, podermos contar com um lugar que se especialize nisto e Rio Branco tem tudo para ser este local”, contou César.

INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA PODE ALAVANCAR E DIVERSIFICAR ECONOMIA LOCAL

Um estudo de 2014 da RioFilme, empresa de investimentos em audiovisual da Prefeitura do Rio de Janeiro, relatou que a cada R$ 1 investido em um filme, R$ 34 podem ser gerados para o PIB. “Temos o interesse de diversificar a economia da cidade. Abrir espaço para a indústria cinematográfica é desenvolver a vocação natural dos nossos habitantes e incentivar uma indústria limpa e moderna”, afirmou o Prefeito Iran.