Visconde do Rio Branco, 21 de julho de 2018

PREFEITURA ATENDE MAIS DE DUAS MIL PESSOAS POR MÊS COM TRANSPORTE DA SAÚDE

11 de julho de 2018

SERVIÇO GRATUITO FAZ PARTE DO PROJETO DE HUMANIZAÇÃO E TAMBÉM ENTREGA KIT LANCHES PARA USUÁRIOS

Os rio-branquenses que precisam recorrer a outras cidades para tratamento de saúde pelo SUS contam com o Transporte Assistencial Gratuito, ofertado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco. Por mês, mais de duas mil pessoas são beneficiadas, inclusive com acompanhantes, e são levadas para cidades como Juiz de Fora, Muriaé, Belo Horizonte e Ubá, algumas até em outros estados, como Sorocaba em SP. Como parte do Programa de Humanização da Saúde, melhorias como a oferta gratuita do Kit Lanche e a aquisição de novos carros, como ônibus e vans com poltronas reclináveis e ar condicionado, foram aplicadas para garantir o conforto necessário para os usuários do serviço.

PESSOAS RELATAM MELHORIAS PERCEBIDAS NO SERVIÇO

Um destaque entre os pacientes é a diversificação dos horários, possibilitando a diminuição do tempo em que permanecem na cidade de destino. “Utilizo o transporte há dez anos e vi muitas melhorias, como o horário. Faço tratamento em JF e mesmo quando minha consulta era à tarde, precisava de madrugada e ficar lá o dia todo. Agora não, pego o ônibus às 9h, como hoje, para ser atendida às 14h, muito melhor. Todo meu tratamento é pelo SUS, faço acompanhamento de problemas no intestino e nos olhos, e só tenho elogios por tudo o que tenho recebido”, lembrou Conceição de Andrade, de 59 anos. “A viagem é de ótima qualidade, o lanche que recebemos ajuda muito, e as especialidades que encontramos nas outras cidades são excelentes. Conseguimos fazer até amigos”, completou Marli de Souza, 52 anos, que também está em tratamento em JF.

Na linha de Muriaé, os passageiros também perceberam mudanças significativas. “Quando comecei, não recebia lanche, e agora toda viagem, ganho. E também os novos veículos são muito mais confortáveis”, disse Márcia Raimundo, de 32 anos, que utiliza o serviço há cinco anos. O acompanhante dela, Rodrigo Loura, também quis relatar. “O ônibus é novo, garante conforto no assento e na temperatura, o auxiliar de viagem é educado e o motorista é muito responsável”, disse Rodrigo. Entre eles, havia quem comemorava a alta do tratamento, como Manuel Lino, de 78 anos. “Usei o transporte por um ano e meio, e não tenho do que reclamar. Estou feliz porque o médico já está prestes a me liberar”, contou Manoel. “O pessoal da Saúde sempre nos atendeu bem, nos informando com muito carinho sobre todo o processo do tratamento. Essa nova VAN fez diferença demais da conta, ajudou a todo mundo, o conforto aumentou muito”, disse a esposa de Manoel, Helena Martinho, de 54 anos.

TRANSPORTE “BUSCA E DEIXA NA PORTA” MORADORES DE LOCALIDADES DISTANTES

Além do transporte para as cidades, muitos pacientes são buscados na própria residência, como é o caso de Maria das Graças Rosas, de 69 anos, moradora da Piedade de Cima, que é acompanhada pela neta Jéssica Adão, de 24 anos, na terapia que faz em Muriaé. “Se não acharmos alguém para ajudar numa hora dessas, acabaríamos morrendo. Na viagem, recebemos o kit lanche e favorece a gente”, contou Dona Maria. “Não teríamos recursos para sair neste horário de 4h da madrugada, pegar um táxi, se não fosse esse auxílio. Graças a Deus, todo o tratamento é pelo SUS, feito muito bem e com respeito”, contou a neta.

“O BEM-ESTAR DOS USUÁRIOS É ESSENCIAL PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DO TRATAMENTO”, AFIRMOU PREFEITO IRAN

Todo o serviço é constantemente avaliado. “Ouvimos os usuários e sempre procuramos atender da melhor maneira possível. Todos os motoristas são orientados a terem cuidado e paciência, bem como os auxiliares, e recebemos bons relatos acerca deles. A pessoa que faz o tratamento fora de casa, muitas vezes, está debilitada. Pensando nisso, fazemos alterações para o bem de todos”, contou Rodrigo Rocha, responsável pelo Transporte Assistencial. “Já investimos quase um milhão adquirindo ônibus, sprinter, e carros para ampliar e garantir uma viagem segura e confortável para nossos usuários. Assim, demonstramos uma clara preferência nos investimentos da Saúde, pois sabemos que o bem-estar dos usuários é essencial para garantir a continuidade do tratamento”,declarou o Prefeito Iran.

Veja álbum de fotos aqui.

11 de julho de 2018 - 14:23

Data da Última Modificação: 11 de julho de 2018 - 14:23