Visconde do Rio Branco, 15 de novembro de 2018

PREFEITURA CULTIVA MUDAS PARA PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS SERRAS

13 de setembro de 2018

CONVÊNIO COM UFV PREVÊ RECUPERAÇÃO AMBIENTAL COM OBJETIVO DE AUMENTAR PRODUÇÃO DE ÁGUA

Cerca de 30 mil mudas de árvores nativas da região de Visconde do Rio Branco estão em produção no Viveiro Municipal para atender a demanda do projeto de recuperação ambiental da Serra de Piedade de Cima, uma iniciativa da Prefeitura em convênio com a Universidade Federal de Viçosa. A ação também envolve a região de Santa Maria e tem previsão de execução em quatro anos, quando serão plantadas até 100 mil mudas, além de outros trabalhos complementares como cercamento de nascentes e abertura de barraginhas.

Um dos profissionais envolvidos no cuidado de plantio das mudas é Clemilson dos Santos, Servidor no Viveiro Municipal. “Estamos colhendo sementes de árvores da própria serra, pois elas estão melhor adaptadas às condições da região, o que aumenta as chances de sobreviverem quando forem retiradas do Viveiros e plantadas nos locais indicados pela UFV. No momento, estamos colhendo de angico vermelho, angico cangaia, papagaio, tamburi, sombreiro, que estão na época de reprodução”, informou Clemilson.

Em 2017, o Viveiro Municipal produziu 12 mil mudas, que foram doadas para a população ou plantadas pela Prefeitura. Porém, agora, o setor está dedicado a suprir a demanda do projeto. “Já escolhemos mudas maiores que serão preparadas para o plantio, que deve começar em novembro, com as chuvas. O porte maior facilita a “pega”, reflorestando a área de maneira mais rápida. Além da nossa produção, também conseguimos mais espécies junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), o que facilita e agiliza ainda mais o trabalho”, contou Luiz Mendonça, Diretor Municipal de Praças e Jardins, responsável pelo Viveiro.

PREFEITURA INVESTE EM RECUPERAÇÃO AMBIENTAL PARA AUMENTAR ÁGUA DOS MANANCIAIS

“Passamos por duas crises hídricas, que afetou bastante o bem-estar da população. Nestes momentos emergenciais, a Prefeitura arregaçou as mangas e perfurou poços, abriu represas, proveu caminhão pipa, porém, a ação correta é recuperar as áreas que produzem água. Por isso, firmamos convênio com a UFV para recuperar as serras da Piedade e Santa Maria, onde nascem nossos mananciais que abastecem toda as famílias rio-branquenses. Queremos deixar esta ação como legado para as próximas gerações, além de ser um exemplo para que outras cidades da região também zelem pelas riquezas naturais”, afirmou Prefeito Iran.

13 de setembro de 2018 - 11:15

Data da Última Modificação: 13 de setembro de 2018 - 11:15