Visconde do Rio Branco, 16 de dezembro de 2019

PREFEITURA DESENVOLVE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL ALUSIVA À CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

18 de setembro de 2019

MOVIMENTO DE PROMOÇÃO DA VIDA E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO ESTÁ SENDO TRABALHADO NAS UNIDADES DE SAÚDE DE VRB

Chamar a atenção para quem apresenta quadros de tristeza, isolamento social e sofre com fragilidades que afetam não só a saúde mental, mas a física e emocional também. Essa é uma das propostas da campanha “Setembro Amarelo”, implementada pelo Ministério da Saúde em 2015 a fim de promover na sociedade uma reflexão acerca do suicídio, uma das principais causas de morte em todo o mundo. Para conscientizar a população sobre a importância de valorizar a vida e as formas de prevenção ao autoextermínio, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco aderiu ao movimento e, desde o início do mês, desenvolve uma programação especial com este foco.

Entre as ações realizadas, está uma capacitação ministrada pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), direcionada aos servidores que atuam nas 10 unidades de saúde da cidade. “Estamos indo aos PFS’s para esclarecer aos funcionários sobre a abordagem em casos de transtorno mental, quais são os grupos de risco para o suicídio, para onde encaminhar, as orientações à família e principalmente, o que não deve ser feito, como tratar a pessoa com hostilidade, por exemplo. Esse treinamento com as equipes está sendo ótimo, todos se mostram receptivos, apresentam situações para a gente discutir e compartilham experiências vivenciadas. Algumas unidades, inclusive, nos chamaram para estender esse trabalho ao público em geral”, disse a Psicóloga e Referência Técnica em Saúde Mental do município, Nara Queiroz.

O ponto alto da mobilização em torno da campanha acontecerá durante as festividades de comemoração ao aniversário da cidade, que serão realizadas na Praça 28 de Setembro. “Nos colocamos à disposição para ajudar o PSF da Barra, que é o responsável pelo mês temático, para fazermos uma programação diferente durante o Setembro Amarelo. Em 2018, nesta mesma época, as tentativas de autoextermínio chegaram a triplicar em VRB e a nossa ideia neste ano é falar mais sobre a promoção da vida, e não somente de como evitar o suicídio. Então, vamos aproveitar o envolvimento da comunidade rio-branquense no próximo dia 28 para que, junto com os médicos, enfermeiros e toda a equipe da unidade, possamos distribuir panfletos, prestar explicações a respeito e deixar a população ciente da estrutura disponível para atender a pacientes que estejam enfrentando este tipo de problema”, finalizou Nara.

19 de setembro de 2019 - 09:49

Data da Última Modificação: 19 de setembro de 2019 - 09:49