Visconde do Rio Branco, 31 de março de 2020

PREFEITURA GARANTE ATENDIMENTO LOCAL EM SAÚDE MENTAL INFANTIL

31 de outubro de 2019

MAIS DE 130 CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO BENEFICIADOS COM SERVIÇO EM PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA

Crianças e adolescentes de toda região que necessitem de atendimento em Saúde Mental pela Rede SUS são encaminhados para Ervália, onde há o único CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil da Zona da Mata mineira. Para aproximar e aumentar o acesso gratuito ao atendimento especializado, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco contratou uma médica psiquiatra para atender exclusivamente este público, garantindo que pessoas menores de 18 anos recebam tratamento adequado para os problemas emocionais e mentais que apresentam, sendo encaminhados pelas Escolas e Unidades de Saúde. O novo serviço foi implantado em abril no CAPS de Visconde do Rio Branco, localizado na Avenida São João Batista, e já beneficia mais de 130 jovens e crianças.

A soma de mais esta oferta no CAPS garante um apoio amplo para o acolhimento, como explicou a Psiquiatra, Dra Aline Pereira de Almeida. “A inserção no CAPS faz toda a diferença, porque ganhamos o suporte de toda equipe, que nos ajuda na condução dos casos. O perfil das crianças atendidas é bem diversificado. Temos muitos encaminhamentos da Educação por alteração de comportamento ou dificuldade de aprendizagem; adolescentes com quadros de ansiedade e depressivos; também atendemos casos de hiperatividade, desatenção, autismo; enfim, não ficamos somente com casos graves, mas a todos pacientes do município”, disse a médica.

As mães relataram a importância do acesso à especialidade de forma gratuita, como relatou Bianca da Fonseca. “A professora da creche que me indicou, falou que aqui eles iriam me ajudar. Ele não conseguia aprender, mas hoje já sabe escrever o nome, aprendeu a contar. Vejo que o tratamento já começou a surtir efeito em pouco tempo, menos de seis meses. É muito bom poder contar com a médica aqui. A gente precisa e, às vezes, é difícil de levar porque seria muito dinheiro para pagar por mês, e graças a Prefeitura a gente consegue o tratamento”, contou a mãe de Isaque, de quatro anos.  Para Maria Helena Batista, o atendimento para a filha Paula, de seis anos, trouxe benefícios. “Eu procurei por orientação do psicólogo. Ela seria encaminhada para Ervália, mas a doutora começou a atender aqui e foi muito melhor. No CAPS é muito bem atendida, a Aline é excelente profissional e percebo que minha filha melhorou muito”, disse Maria Helena.

GESTÃO MUNICIPAL PRIORIZA ACESSO À SAÚDE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Quando o encaminhamento era direcionado para Ervália, as vagas eram poucas e a dificuldade da distância se tornava um empecilho para a continuidade da terapia. “A Gestão Municipal que temos é muito preocupada em fortalecer a Rede de Atendimento. Como agora estamos em casa, conseguimos atender muito mais crianças. São 20 pacientes todas quintas- feiras, sendo que anteriormente e a gente conseguia enviar apenas três pacientes por vez para Ervália. Então, hoje a população tem a consciência que a distância encurtou e a gente pode fazer o acompanhamento, recebendo a demanda da Atenção Básica, Escolas, Conselho Tutelar e Judiciário. Estamos preparados”, contou o Coordenador do CAPS, Edvaldo Martins.

O Secretário Municipal de Saúde, Thiago de Castro, enfatizou a inovação que a Administração promoveu. “A Psiquiatra está atendendo a crianças e adolescentes estando vinculada ao serviço, mas não integrante. Isso é importante destacar porque foi uma iniciativa da Prefeitura em contratar esse profissional para atender a necessidade da nossa população aqui mesmo em VRB. Antes, tinha uma dificuldade muito grande para conseguir vagas e deslocar as pessoas para Ervália, onde tem o CAPS Infantil. A Gestão solucionou isso ao contratar a profissional médica, evitando transtorno ao dar prioridade ao cuidado às nossas crianças”, afirmou Thiago.

 



31 de outubro de 2019 - 15:18

Data da Última Modificação: 31 de outubro de 2019 - 15:18

Comments are closed.

Abrir Zap
Fazer uma denúncia sobre Coronavírus...
Fazer uma denúncia sobre Coronavírus...
Powered by