Visconde do Rio Branco, 21 de junho de 2018

PREFEITURA INAUGURA 1º PSF DA ÁREA RURAL DE VRB

6 de junho de 2018

UNIDADE DE SANTA MARIA CONTA COM PROJETO MODERNO E AMPLIA ACESSO À SAÚDE BÁSICA DA COMUNIDADE

Antiga unidade

PSF de Santa Maria

A primeira unidade da Estratégia Saúde da Família da área rural de Visconde do Rio Branco foi inaugurada na comunidade de Santa Maria no último domingo (03). Em janeiro, o antigo posto recebeu a nova equipe de ESF e passou a ofertar novos serviços à população, que agora ganha ainda mais possibilidades com a instalação no novo prédio. Construído dentro dos modelos mais modernos no conceito atual de instalações de Saúde, a Unidade conta com quatro consultórios, sendo um de ginecologia e outro de odontologia; sala de vacina, curativos, farmácia, observação e inalação, além de salas administrativas e sanitários para funcionários e usuários.

Cerca de duas mil pessoas da região de Santa Maria, Floresta e São Francisco são beneficiadas com a ampliação da Atenção Básica de Saúde, possibilitado através de convênio com o Governo Federal com interlocução do Deputado Federal Reginaldo Lopes. “Em momentos de dificuldade econômica, gestores com criatividade como o Iran conseguem, com poucos recursos, fazer mais para a população. Com inovação e responsabilidade, hoje podemos constatar que VRB é uma das poucas Prefeituras do Brasil que mantém realizações que beneficiam as pessoas e desenvolvem a economia local. Destinar recursos para a cidade sempre é muito gratificante, pois temos certeza que são bem aplicados”, disse Reginaldo.

Durante a inauguração, o Deputado Estadual Durval Ângelo, parceiro da Prefeitura para conseguir equipamentos do PSF, destacou a Equipe de Saúde. “São os verdadeiros guardiões da vida desta comunidade. O povo tem um Prefeito que prioriza a saúde e é bonito de ver como as pessoas reconhecem este trabalho”, falou Durval. “Contamos com apoiadores empenhados como o Reginaldo e o Durval, e ainda com o Deputado Federal Júlio Delgado, que não pode estar aqui, mas também destinou emenda para compra de equipamentos.

Santa Maria é a maior comunidade rural de VRB, e o antigo posto era apenas uma casa com cinco cômodos e pouco adaptada para desempenhar este papel. Com certeza, em questão de estrutura, esta é a melhor unidade que nossa cidade possui”, destacou o Prefeito Iran.

POPULAÇÃO E SERVIDORES COMEMORAM INVESTIMENTO

A população foi convidada para entrar e conhecer de perto as novas instalações. “Achei tudo muito bom, tem de tudo, e vi que tem uma sala específica para cada coisa. Eu não esperava ser tão boa, fiquei surpreso, fora que melhorou muito o atendimento médico. Não tem como comparar com a casa antiga, nem em Rio Branco vi posto assim, estamos sendo privilegiados”, contou Claudinéia Alves, de 38 anos. “Logo que mudou de posto para PSF, percebi a diferença. Aumentou o número das consultas da médica, de dentista, tem agente que vai na nossa casa, e agora que mudou para este novo local a tendência é melhorar mais”, falou Claudinéia Baquin, de 39 anos.

O Enfermeiro do PSF, Fernando Vilas, também trabalhou no antigo posto. “Era muito pequeno e sem recursos. Hoje, estamos em uma Unidade enorme, com equipamentos de última geração, mobiliários novos, e a comunidade só tem a ganhar. A Equipe tem projetos, como já trazer vacinas para cá esta semana, e começar grupos de prevenção e orientação. Ganhamos também em ampliação de consultas médicas, que agora são todos os dias, e um dispensário de medicamentos, poupando o paciente de ter que ir no Centro buscar”, relatou Fernando. “O posto tinha uma estrutura deficitária, que não cobria com resolutividade no serviço, o que ganhamos com a implantação do PSF. É um avanço enorme, que vai evitar das pessoas agravarem seu quadro clínico da forma correta, com promoção e prevenção da Saúde”, finalizou Thiago.

7 de junho de 2018 - 16:23

Data da Última Modificação: 7 de junho de 2018 - 16:23